Atleta de Arapongas garante pódio no Sul-Americano de Jiu-Jitsu em São Paulo
O atleta araponguense Jeferson Basso de 34 anos, garantiu pódio no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, realizado neste fim de semana, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri estado de São Paulo. A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).
Competindo oficialmente há 5 anos, o atleta já participou, em anos anteriores, de três edições do campeonato Sul-Americano, e em todos garantiu colocação nas modalidades em que competiu, ficando duas vezes com o terceiro lugar e agora com o segundo.
Segundo Jeferson, a classificação deste ano é muito satisfatória. “Estava há mais de 1 ano em meio sem lutar por conta de uma lesão resultada na última competição que disputei em Curitiba, em junho no ano passado. Rompi os ligamentos do joelho e agora voltar a competir e ainda garantir o segundo lugar é muito gratificante”, comemora o atleta.
Envolvido com o esporte de luta desde os 11 anos de idade, Jeferson conta que neste ano subiu de faixa e modalidade. “Neste ano, passei para a faixa marrom e também subi de categoria disputando na Pesadíssimo Máster 1. Nessa categoria e com a faixa marrom, algumas regras são diferentes podendo usar chaves de joelho”, explica.
Segundo o atleta, que bateu o peso de 103 quilos para a competição, ao todo, nove atletas disputaram a categoria que concorreu. A modalidade é para atletas acima de 100,5 quilos. “Todos os meus oponentes eram mais pesados do que eu. O primeiro lugar perdi para um competidor de 120 quilos e o outro que ganhei pesava 115 quilos”, conta.
Para conseguir participar da competição o atleta contou com alguns patrocinadores. “Agradeço a todos que acreditaram em mim, ao incentivo dos meus alunos e colegas, e a todos os patrocinadores que me ajudaram com as despesas da competição”, finaliza Basso.
Patrocinadores do atleta araponguense