“O açúcar que você não vê” disfarçado em alimentos industrializados
O açúcar é matéria prima da cana de açúcar ou da beterraba, ele também pode ser encontrado em pouca quantidade em outras plantas. O açúcar comum conhecido como sacarose é formando por minúsculos grãos brancos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cada pessoa consome aproximadamente 16% de açúcar em uma alimentação balanceada, sendo que o ideal considerado pela instituição é de 10%.
1818Você sabia que o açúcar na maioria das vezes está escondido em produtos industrializados? Podemos encontra-lo em bolachas, macarrão instantâneo, lasanhas congeladas, molhos industrializados, shoyo, amendoim, maionese, caldos de carnes, catchup, ervilha em conserva, milho em conserva, amendoim japonês, mostarda, Patês
Mas como saber se um produto tem ou não açúcar “escondido”? Simples, é só ler os rótulos.
Para te ajudar vou apontar alguns tipos de açúcares que encontramos nos alimentos industrializados: glucose de milho, dextrose, maltose, maltodextrina, galactose, frutose, sacarose, lactose mel, melado, açúcar invertido, açúcar de confeiteiro e açúcar mascavo.
Fique atento e evite consumir alimentos industrializados, prefira sempre os produtos naturais. Outra dica é diminuir o açúcar dos sucos, chás e café, porque nosso paladar se adapta fácil a pequenas quantidades desse tipo de alimento.
Mas se atente a um detalhe, quando for trocar o açúcar por adoçante não exagere na quantidade já que o adoçante tem sabor mais doce e isso acaba estimulando a pessoa a consumir alimentos cada vez mais doce.
O importante é criar hábitos saudáveis preferindo comer alimentos naturais evitando os industrializados. Prefira sempre uma alimentação o mais natural possível. Diminuindo a quantidade de açúcar ingerida diariamente você estará promovendo qualidade de vida e prevenindo doenças crônicas não transmissíveis.