Como calcular corretamente um reajuste?

Já falamos em uma coluna anterior sobre a época em que os brasileiros viviam angustiados pela hiperinflação e como alguns reflexos desta época são sentidos por nós até hoje (você pode relembrar aqui: https://www.ocomuniqueiro.com.br/2018/09/09/por-que-fazemos-a-compra-do-mes-no-supermercado/). Um destes reflexos acontece especialmente com relação a contratos como de aluguel, mensalidades escolares e salários: o reajuste periódico pela inflação, geralmente anual. Estes reajustes consistem na realização da correção monetária destes contratos: como a inflação faz o custo de vida aumentar e o dinheiro perder  valor, esta correção monetária  serve para quem recebe valores pela prestação de serviços não saia prejudicado por ganhar menos.

Os dois principais índices de inflação utilizados para correção monetária: o IPCA e o IGP-M. O IPCA calcula o aumento de preços que afeta diretamente as pessoas comuns, que são os consumidores finais. Por isto, é o índice utilizado para reajustar salários e também é tratado como a inflação oficial do país pelo governo. O IGP-M calcula, além do aumento de preços para o consumidor, as variações de preço para os produtores e atacado, além da construção civil, por conta disto muitas vezes seu resultado é bem diferente do IPCA. No Brasil convencionou-se utilizar o IGP-M para reajustar os contratos de aluguel.

Muita gente fica em dúvida de como fazer o cálculo correto destes reajustes. Saber calcular esta correção monetária é muito importante tanto para quem os empresários e prestadores de serviços, como para funcionários e inquilinos, para poderem conferir se os reajustes praticados são justos e corretos. Uma boa ferramenta que ajuda bastante neste cálculo é a Calculadora do Cidadão disponibilizada pelo Banco Central. Você pode acessá-la pelo link (https://www.bcb.gov.br/calculadora/calculadoracidadao.asp).

Após acessar o site, clique em “Correção de Valores”. Aparecerá a seguinte tela:

Selecione o índice de reajuste que você deseja utilizar, informe a Data Inicial e a Data Final do contrato a ser reajustado e o valor a ser corrigido. No exemplo abaixo, faremos a correção de 1.000 reais pelo IGP-M, de um contrato iniciado em setembro de 2017 e finalizado em setembro de 2018:

Clique em “Corrigir valor”. Será informado o valor com reajuste, que no nosso exemplo é de R$ 1.105,67.

É muito importante conhecer o índice de reajuste utilizado em seus contratos e o valor correto na data de reajuste. Utilizando a Calculadora do cidadão você não correrá riscos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *