Déjà vu olímpico: mundial de Canoagem Slalom 2018 traz os maiores nomes da modalidade ao Rio de Janeiro

O Parque Radical do Rio, sede do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Rio 2018, que acontece de 25 a 30 deste mês, ganhou novas cores e sotaques com a chegada dos canoístas na última semana para os treinos. São cerca de 250 atletas, de 40 países, que dão vida à pista de treinamento com suas canoas e caiaques coloridos.

Durante todo o dia, nomes consagrados da canoagem slalom se revezam nas corredeiras do Parque Radical, como a família Fox, que tem uma trajetória de respeito na modalidade. Jessica Fox, por exemplo, medalha de bronze nas Olímpiadas do Rio e prata em Londres (2012),  coleciona nada menos que 20 ouros, 2 pratas e 6 bronzes em campeonatos mundiais (Junior, Sub-23 e Sênior) e 27 ouros, 15 pratas e 1 bronze em Copas do Mundo (2010-2018).

Porém, a história dessa família é muito maior. Ao lado dela está a irmã e também canoísta da competição, Noemi, a mãe e treinadora, Myriam Foz-Jerusalmi, que foi bronze em Atlanta (1996), e o pai Richard Fox, ex-canoísta olímpico e atual técnico da seleção masculina da França.

 Na pista de treinamento de Deodoro, outros nomes consagrados da canoagem desfilam diariamente com seus remos, como o eslovaco Michal Martikán, detentor de cinco títulos olímpicos e considerado o maior nome da modalidade. No total, a competição tem 15 medalhistas olímpicos, sendo 11 homens e 4 mulheres.

O Brasil também jogou seus remos nas águas de Deodoro e estão treinando no Parque Radical desde a semana passada. No time feminino: Ana Sátila e a irmã Omira Estácia Neta, Marina Souza Costa e Beatriz de Paula Motta. Já no masculino tem Pepê Gonçalves, Guilherme Mapelli, Charles Correa, Gustavo Selbach Júnior, Felipe Borges e Fábio Scchena Rodrigues.


Credenciamento de imprensa

O Campeonato Mundial de Canoagem Slalom 2018 é uma realização da Academia Brasileira de Canoagem (ABraCan) e da Confederação Brasileira de Canoagem, com o apoio da Federação Internacional de Canoagem, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Ministério do Esporte.

 

Fotos: Alexandre Vidal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *