Em 1952, Nelson Rockefeller, sofreu acidente aéreo em visita à cidade de Arapongas
Em 1952, Nelson Rockefeller, sócio-proprietário da empresa Cargill Agrícola e Comercial S.A. (CACSA) sofreu acidente aéreo em visita à cidade de Arapongas.
O empresário estadunidense fazia parte de uma comitiva que intencionava conhecer as novas técnicas realizadas na região com o milho híbrido; é o que vemos no trecho a seguir:
No dia seguinte, o grupo de Nelson viajou para Curitiba e realizou várias atividades com o governador Munhoz da Rocha. Depois embarcaram num Douglas da Panair rumo a Arapongas, no interior do Paraná, quando teria início um calmo périplo pelas regiões onde o Ibec e Agroceres faziam experiências bastante produtivas com as sementes de milho híbrido. Tudo teria ido bem se não fosse um desastre quase fatal com o avião. Quando o Douglas já tinha tocado o solo para aterrissar no aeroporto de Arapongas, o piloto percebeu que não conseguiria pousar em tão pequeno espaço. tentou arremeter, mas também não conseguiu, e arriscou uma manobra de aterrissagem, mesmo sabendo que ultrapassaria os limites da pista. Ao se aproximar de uma cerca, viu um grande caminhão trafegando pela estrada em baixa velocidade. O avião ia chocar-se diretamente com o veículo. O motorista do caminhão percebeu o iminente perigo, freou, engatou uma marcha ré e afastou-se da rota do Douglas, que arrebentou a cerca e foi parar, com pequenas avarias no nariz, numa capoeira próxima a uma roça de milho. Os passageiros, assustados, deixaram o aeroplano. Nelson, depois de pisar em terra firme, teria dito “Thanks God, we are safe” [graças a Deus, estamos bem]. Tentou inclusive encontrar o motorista do caminhão para agradecer, mas ele já havia desaparecido.
Fonte das imagens e texto: “O amigo americano: Nelson Rockefeller e o Brasil” do autor Antonio Pedro Tota. Obra de 2014 indicada ao Prêmio Jabuti.
Link: https://books.google.com.br/books…