Descubra como combinar cores com a ajuda do círculo cromático
O círculo cromático, geralmente é representado por um círculo, em formato de pizza e dividido em 12 cores: três primárias (amarelo, azul e vermelho), três secundárias (formadas pela mistura das primárias – laranja, violeta e verde) e seis terciárias, criadas pelas misturas das primárias com as secundárias. Elas são organizadas em famílias e dentro de cada uma você pode escolher diferentes tons de uma única cor.
Agora vamos falar da importância do círculo na moda e o quanto ele auxilia na hora de selecionar as paletas de cores para o desenvolvimento de uma coleção de roupas. A partir de boas combinações podemos contrastá-las, harmonizá-las e iluminá-las de uma maneira incrível.
O círculo se torna uma ferramenta facilitadora para elaborar projetos, sendo que nele podemos ter acesso à composição das cores, saturação, luminosidade e sombras. Para termos resultados harmônicos, podemos recorrer à teoria das cores semelhantes e contrastantes:
• SEMELHANTES: constituídas por pigmentos semelhantes, apresentam uma analogia e são vizinhas no círculo;
• CONTRASTANTES: não contém pigmentos semelhantes, apresentam um nítido contraste e estão em pontos opostos no círculo.
Além dessas cores classificadas acima, podemos criar uma infinidade de outras, adicionando o preto – resultando em sombras e cores mais escuras, ou o branco, para representar a luminosidade e cores claras. Demais né?? Fiquem atentas que vou mostrar certinho como podemos aplicar o uso do círculo para a montagem dos nossos looks. Assim vocês poderão sempre criar combinações coerentes e acertar na produção.