Arapongas ultrapassa cobertura durante vacinação contra poliomielite e sarampo
A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas, através do setor de imunização divulgou nesta quarta-feira (05), dados referentes à Campanha Nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo, destinadas às crianças de 1 a 5 anos.
Em Arapongas, ao todo 6.415 doses da vacina contra o sarampo foram aplicadas, tendo cobertura vacinal de 114,45%, já contra a poliomielite 6.503 doses foram distribuídas com alcance de 116,02%. Com isso, o município ultrapassou a meta mínima de imunizar 95% do público alvo. No Paraná a cobertura vacinal foi de 91%.
“O trabalho de todos os profissionais de saúde bem como a conscientização de pais, mães e responsáveis pelas crianças fizeram com que Arapongas obtivesse êxito na campanha. Além das 13 Unidades de Saúde com salas de vacinação, estratégias como o “dia D” e as salas de vacinação dos 18hs dos Palmares, Petrópolis e Flamingos foram fundamentais para o sucesso da campanha no município”, afirma o Secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior.
Conforme a coordenadora do setor de vacinas, Grasiela Stefanuto, a soma de esforços foi fundamental para resultado tão positivo.
“Contamos com equipes capacitas e Unidades de Saúde que oferecem boas condições aos nossos pacientes. Este foi um trabalho conjunto que nos trouxe um resultado excelente, inclusive em relação a outras cidades do país”, afirma.
Dados Nacionais
Segundo o Ministério da Saúde até o dia 28 de agosto foram confirmados 1.553 casos de sarampo e 6.975 permanecem em investigação.
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas que já computa 1.211 casos e em Roraima, com o registro de 300 casos da doença.
Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017. Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (16); Rondônia (2), Pernambuco (2) e Pará (2). O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos Estados.
Até o momento, no Brasil, foram confirmados 7 óbitos por sarampo, sendo 4 óbitos no estado de Roraima (3 em estrangeiros e 1 em brasileiro) e 3 óbitos no estado do Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 do município de Manaus e 1 do município de Autazes).
Apenas sete Estados cumpriram a meta da campanha de vacinação: Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão. A média nacional foi de 88% das crianças entre 01 e 04 anos 11 meses e 29 dias que receberam vacinas contra o sarampo e a poliomielite.