Conheça as disfunções da Tireoíde
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte anterior do pescoço responsável por sintetizar dois hormônios: a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Estes hormônios tireoidianos são fundamentais no estabelecimento da taxa metabólica global, ou seja, são responsáveis pelo equiíibro do metabolismo (gasto energético). Muitos ainda confundem ou não sabem o que ela é, e quais as diferenças do hipotireoidismo e hipertireoidismo.
Estas disfunções têm tratamento e o indivíduo pode levar uma vida tranquila se seguir o tratamento. Os sintomas que essas disfunções causam, são opostas, enquanto um ganha peso (até 4 Kg), o outro perde, enquanto um fica depressivo o outro fica nervoso.
Veja os sintomas:
Hipertireoidismo: Quando os níveis de T3 e T4 estão elevados. Causa fadiga, perda de peso, intolerância ao calor, irritação, insônia, tremor, fragilidade muscular, dificuldade de respirar, palpitação, taquicardia, aumento da evacuação, irregularidade menstrual.
Hipotireoidismo: Quando o T3 está abaixo do normal. Causa fadiga, ganho de peso, intolerância ao frio, depressão, demência, câimbras e dores musculares, bradicardia, constipação, queda de cabelos, sudorese, irregularidade menstrual, infertilidade.
Hipotireoidismo subclínico: é quando seus exames não estão “completamente alterados” (estão limítrofes), mas já você já apresenta sinais e sintomas compatíveis com a doença: cansaço excessivo/fadiga crônica, frio, pés e mãos frias ou frio excessivo, edema, inchaço, excesso de peso, pele seca, unhas quebradiças, queda de cabelo, constipação, câimbras, problemas de memória, depressão.
Além dos medicamentos, o paciente com disfunção da tireoide deve ser orientado com relação a sua alimentação. É necessário seguir uma dieta equilibrada e orientada por um nutricionista que vai adequar com nutrientes necessário para atuar no tratamento.