O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS E POR QUE ELE PODE SALVAR UMA EMPRESA?

Na coluna da semana passada, falamos sobre o que alguém deve fazer quando decide abrir uma empresa em termos de regularização do negócio. Porém, se você pensa em entrar no mundo do empreendedorismo, a primeira preocupação necessária é se certificar de que a empresa que está planejando abrir é viável. Ou seja: se as pessoas vão ter interesse em comprar o que você pretende oferecer e se você conseguirá vender a quantidade necessária para sustentar o negócio.

Parece óbvio, não é mesmo? Mas infelizmente muita gente não segue esta regra, abre uma empresa sem o necessário planejamento e acaba tendo que fechar as portas, jogando fora todo o dinheiro e trabalho investidos. Uma triste estatística do IBGE divulgada em 4 de Outubro de 2017 diz que 60% das empresas fecham em até cinco anos. Quantas vezes você já não foi surpreendido ao constatar que uma recém-inaugurada loja, lanchonete ou bar fechou as portas rapidamente? Provavelmente o que faltou foi um Plano de Negócios para este estabelecimento fracassado.

Um Plano de Negócios consiste primeiramente em medir o interesse do público pelo produto ou serviço que você quer oferecer no mercado e o quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelo que sua empresa pretende oferecer. Isto pode ser feito pessoalmente através de entrevistas ou questionários via redes sociais. Constatado que há interesse pelo que será oferecido por sua empresa, é hora de levantar o custo mensal do negócio. Este custo engloba a manutenção da estrutura física (aluguel, energia elétrica, telefone, internet, material de limpeza e escritório) e a folha de pagamento caso seja necessário contratar funcionários para executar as atividades. É muito importante determinar o pró-labore que se deseja retirar como sócio da empresa e incluir este valor no custo mensal. Caso você vá trabalhar com venda de produtos, também será preciso levantar qual será o custo de aquisição deles, para determinar o preço pelo qual você os venderá ao público.

Determinado o custo mensal, será a hora de projetar a venda necessária para que sua empresa tenha capacidade de arcar com estes custos e ainda sobrar um lucro para reinvestimento no negócio ou para retirada dos sócios. Desta forma você conseguirá determinar se será possível logo nos primeiros meses equilibrar a venda com o custo mensal, ou se é necessário esperar algum tempo até ficar conhecido no mercado. Se for preciso esperar, você deverá ter um capital de giro reservado para arcar com estes primeiros meses, e o Plano de Negócios te dará condições de saber o montante de capital de giro necessário até a empresa se equilibrar. Muitos negócios vão à falência por não terem noção da necessidade deste capital.

Lógico que aqui pincelamos de forma bem básica como é realizado um Plano de Negócios. Se você ficou interessado em elaborar algum, há muito material na internet de fácil compreensão e que explica o passo a passo da execução de todas as suas fases. Caso tenha dúvidas ou insegurança de elaborar o plano sozinho, procure um profissional especializado para te ajudar. É um investimento que vale a pena: muito mais arriscado é jogar um caminhão de dinheiro no ralo por ter aberto um negócio sem o planejamento necessário para esta empreitada.
Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *