Igrejas católicas de Arapongas realizam hoje terço e missa contra o aborto

Polêmico
Arapongas prepara missa contra o aborto

Todas as paróquias de Arapongas devem se unir a um ato de protesto hoje à noite, dia 3, contra o aborto (STF). Chamada de ‘Oração pela Vida’, a iniciativa está programada para começar às 21h30 com terço. Logo depois, os fiéis deve se dirigir a Igreja Matriz, onde será rezada uma missa.

Uma nota de repúdio ao aborto foi emitida na última terça-feira pelo padre João Ozório de Oliveira, administrador da Diocese de Apucarana, que atualmente atua na Paróquia Santíssima Trindade.

Em nota, o religioso contesta de forma veemente a possibilidade de descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação. No documento, ele diz o seguinte:

“Proclamamos a defesa da vida desde a fecundação até o seu ocaso natural. “Não matarás o embrião por aborto e não fareis perecer o recém-nascido” DIDAQUÊ 2,2;

A vida humana, portanto, deve ser respeitada, protegida e defendida em modo absoluto;

Reiteramos a sacralidade da vida humana, em todas as suas circunstâncias, independentemente de suas condições de crenças, condições sociais, políticas e ideológicas;

O ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento. É fim em si mesmo, não meio para resolver outras dificuldades.

Se cai esta convicção não restam fundamentos sólidos e permanentes para a defesa dos direitos humanos. Ficariam sujeitos à conveniências contingentes dos poderosos de turno. Não se deve esperar que a Igreja altere sua posição sobre esta questão. Não é opção progressista resolver os problemas eliminando a vida humana. (Papa Francisco aos ginecologistas católicos, em 20/09/2013);

A defesa da vida constitui elemento fundamental constitutivo da sociedade civil e sua Legislação;

Reafirmamos a dignidade das mulheres, solidarizamos e apoiamos toda busca de superação da violência e discriminação por elas sofridas, porém, o aborto jamais poderá ser considerado um direito da mulher ou do homem, sobre a vida do embrião. A ninguém pode ser dado o direito de eliminar outra vida indefesa. O não querer o outro, não me dá o direito de eliminá-lo. “O aborto não é um mal menor, nem teológico ou religioso em si. É mal humano. É mal em si. Por isso condenável”. (Papa Francisco, na 14ª Assembleia Geral do Sínodo, em 04/10/2015).

Conclamamos todos os poderes constituídos em uma sociedade democrática de direitos, que respeitando a autonomia dos poderes legislem em favor da vida. Existem saídas legais, soluções viáveis, honestas e morais, que podem ser implementadas em favor das mulheres, sobretudo as mais desprotegidas.”

One thought on “Igrejas católicas de Arapongas realizam hoje terço e missa contra o aborto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *