Araponguenses participam da Romaria no Santuário Nacional de Aparecida

A 10ª Romaria do Terço dos Homens reuniu ontem (17) 70 mil pessoas no Santuário Nacional de Aparecida em São Paulo. Na missa, o arcebispo de juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira, bispo referencial do movimento falou sobre o papel de Maria na transformação das famílias, dando ênfase ao tema da Romaria deste ano “Terço dos Homens, em comunhão com as vocações, resgatando Famílias”. Na reflexão, ele citou uma frase do Papa para falar que Maria pode mudar a realidade de uma família.

“Na Evangelii gaudium Papa Francisco afirmou: ‘Maria é aquela que sabe transformar um curral de animais em casa de Jesus, com pobres paninhos e uma montanha de ternura’. Muitas vezes nossos lares podem se parecer muito mais com um curral de animais, com materialismo e até com violências, mas Maria indo a essa casa sabe transformá-la em casa de Jesus”, exortou o arcebispo.

O movimento começou com cerca de 600 homens e agora depois de dez anos já é considerado uma das maiores romarias do Santuário Nacional de Aparecida. Na Paróquia Santíssima Trindade, em setembro deste ano o Terço dos Homens irá completar 8 anos. Segundo o comerciante César Milani de 47 anos coordenador do movimento na Trindade, o Terço dos Homens existe em quase todas as paróquias de Arapongas.

Milani conta que o movimento teve origem no nordeste surgiu por meio de leigos. “Os homens iam levar suas esposas na igreja para reuniões e não participavam, ficavam do lado de fora esperando, até que um dia resolveram, já que estamos aqui vamos rezar um terço”, conta.

Segundo Milani, geralmente o homem não vai à missa e o terço é como um caminho para inserir este homem na igreja e participar da missa. “A imagem de um homem com o terço na mão é nova e diferente do comum. Ela é forte, considero como sopro do Espírito Santo”, explica.

O Terço dos Homens da paróquia Santíssima Trindade participa desde a quarta edição da Romaria. “Esta foi a sexta vez que participamos. Neste ano fechamos um ônibus com 44 homens, outras igrejas também fizeram excursões, diz Cesar”.

Um dos integrantes da excursão foi o ministro Milton Borges de 58 anos que participa do terço desde o começo. Ele conta que o sentimento de gratidão é muito grande em poder participar da Romaria. “Visitar a casa da Mãe que nos espera de braços abertos e acolhe cada um de nós com as necessidades, pedidos e urgências é gratificante. Nela encontramos proteção, ela nos cobre com seu manto e intercede por nós para que possamos chegar até Jesus”, enfatiza Milton.

O representante comercial Vinícius de Oliveira de 31 anos, começou a participar do terço dos homens recentemente e também foi para a Romaria. Ele conta que a motivação pra ir na Romaria foi a busca de paz interior. “Encontrei conforto, alívio e paz de espírito através da Nossa Senhora participando do terço e na Romaria. Quando estamos na presença de Deus tudo dá certo,” finaliza o representante.

Toda segunda-feira cerca de 50 homens participam do terço às 19h30 na Trindade. “Temos grande diversidade de participantes, idades variadas e diferentes classes sociais todos são bem vindos. Sozinho não conseguimos nada, mas juntos e com o poder da fé e da oração podemos mover montanhas,” convida o coordenador César Milani.

Em 2019, a 11ª Romaria do Terço dos Homens será realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2019.

(Com informações do A12) Fotos: Arquivo Pessoal e A12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *