O que comer no período de gestação?

A gestação é um momento para fazermos escolhas saudáveis a fim de ganhar somente o peso necessário para o aumento dos tecidos maternos e o desenvolvimento do bebê.

Sabe-se que não se pode fazer dietas restritivas, nem pensar na perda de peso, mas é importante comer os nutrientes necessários nesta fase – não comer em excesso e nem comer por dois. O ganho ideal de peso para uma gestante é de 1,5 kg a 2,0 Kg ao mês para chegar ao final 12 a 15 kg no máximo.

O acompanhamento pré-natal vai garantir a saúde da mãe e desenvolvimento da criança, sendo assim a perda ou excesso de peso pode trazer riscos como a diabetes gestacional.

Durante os 9 meses a gestante vai precisar de uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, que são essenciais para criança nascer forte e saudável.

No primeiro trimestre o ácido fólico (B9) é indicado pelo médico. Esse nutriente é responsável pela formação do tubo neural (estrutura que dará origem ao cérebro e á medula espinhal).

Já no segundo trimestre temos a ingestão de Vitamina C, que age na formação de colágeno e que é um componente primordial para a pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem, e ainda atua na absorção do ferro, e fortalece sistema imunológico.  Ainda nesse período a gestante necessita do magnésio que auxilia no fortalecimento e crescimento dos tecidos, e também da vitamina B6, que colabora no ganho de peso do feto, com o crescimento e prevenção de depressão pós parto. E não podemos esquecer do Ferro que previne anemias, transporta o oxigênio do sangue e ajuda na produção de hemoglobina.

No período gestacional é necessário um plano alimentar que contém Carboidratos que fornecem energia, as grávidas devem preferir os complexos com farinha integral e cereais, que são absorvidos lentamente pelo organismo. Também é importante não deixar faltar no cardápio a proteína, que é muito importante nessa fase da gestação. Ela pode ser encontrada em laticínios e carnes (dar preferência para as carnes mais magras)

Não podemos esquecer dos lipídios, que são gorduras que fazem o transporte das vitaminas

Lipossolúveis, os ácidos graxos atuam na formação do sistema nervoso central do bebê.

O fósforo também é importante juntamente com cálcio colabora para formação do esqueleto do bebê e dos brotos dentários. Já as vitaminas do complexo B (B1,B3, B6, B9) favorece metabolismo energético, desenvolvimento celular ósseo, a vitamina A auxilia no desenvolvimento celular e  também na formação do broto dentário, a vitamina D ajuda na fixação do cálcio. Para adquirir a vitamina D é importante tomar Sol 15 minutos periódicos.

Não se esqueça de consumir bastante água no mínimo 2 litros ao dia e praticar atividade física orientada por um educador físico, pois o exercício regular garante bem estar mãe e filho.

 

Segue abaixo alguns alimentos que devemos evitar na gestação:

  • Cafeína
  • Frituras, gorduras hidrogenadas, gorduras trans;
  • Ketchup, mostarda, pimenta;
  • Queijo fresco de leite que não foi pasteurizado;
  • Álcool, refrigerantes, águas gaseificada;
  • Carne mal passada, peixe cru;
  • Salsichas e frios, a não ser que sejam cozidos antes da ingestão, pois podem ter sido contaminado;
  • Embutidos;
  • Chás de ervas e suplementos, consumir só com autorização do seu médico ou nutricionista, pois alguns são abortivos ou podem induzir o parto prematuro;

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *