Arapongas estende vacinação contra a gripe para toda população

A partir da próxima segunda-feira (25), Arapongas vai ofertar doses da vacina contra gripe para a população em geral. Os interessados que não fazem parte dos grupos determinados pelo Ministério da Saúde podem procurar os postos de vacinação para receber a imunização.

Segundo a diretora da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Márcia Cristina Krempel, a vacina estará disponível para a população interessada a partir de segunda-feira (25). “Com o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, na sexta-feira (22), a vacina será destinada a toda população, enquanto durarem os estoques”, explica.

O setor de Imunização estima a oferta de 1,5 mil doses. As vacinas estarão disponíveis nos UBS em Aricanduva, São Vicente, CAIC, Centauro, Araucária, Tropical, Bandeirantes, Araponguinha e Águias, nas unidades 18 Horas, além do Centro de Especialidades Jaime de Lima e no Centro Social Urbano.

“Apesar da procura satisfatória pela vacina no período oficial da campanha que se estendeu por dois meses, e a prorrogação por duas vezes, em Arapongas e no país todo, o grupo das crianças é o que está com menor taxa de cobertura. E é muito importante a cobertura dos grupos prioritários”, orienta”, Krempel.

Dados do Ministério da Saúde divulgados segunda-feira (18), apontam que 44,8 milhões de pessoas em todo país foram vacinadas. As crianças de seis meses a cinco anos de idade e as gestantes, um dos grupos prioritários mais vulneráveis à gripe, registram o menor índice de vacinação contra a gripe, com cobertura de apenas 65% e 68,9%, respectivamente. Já o público com maior cobertura da vacina contra a gripe, é de professores, com 95,1%, seguido pelas puérperas (94,1%), idosos (88,7%) e indígenas (88,5%). Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura de vacinação está em 86,8%.

CASOS DE GRIPE NO BRASIL
O último boletim de influenza do Ministério da Saúde aponta que, até 16 de junho, foram registrados 3.122 casos em todo o país, com 535 óbitos. Do total, 1.885 casos e 351 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 635 casos e 97 óbitos. Além disso, foram 278 registros de influenza B, com 31 óbitos e os outros 324 de influenza A não subtipado, com 56 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram 1.301 casos e 219 óbitos por complicações relacionadas à gripe.

Entre as mortes em decorrência dos vírus da influenza, a mediana da idade foi de 54 anos. A taxa de mortalidade por influenza no Brasil está em 0,26% para cada 100.000 habitantes. Dos 535 indivíduos que foram a óbito por influenza, 393 (73,5%) apresentaram pelo menos um fator de risco para complicação, com destaque para adultos maiores de 60 anos: cardiopatas, diabetes mellitus e pneumopatas. Esse público é considerado de risco para a doença, por isso a vacina contra a gripe é garantida gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

(Com informações do Ministério da Saúde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *