Colônia Esperança prepara 4ª edição da Festa do Ovo e Abacate
No calendário desde 2015, a comunidade da Colônia Esperança, de Arapongas, já deu início aos preparativos da 4ª Festa do Ovo e do Abacate. A edição deste ano é ainda mais especial, uma vez que comemora 110 da imigração japonesa no Brasil. O evento está marcado para acontecer entre os dias 18 e 19 de agosto em frente ao salão da Igreja Sagrado Coração de Jesus.
A Colônia Esperança é uma das mais expressivas comunidades de descentes de japoneses na região e também de Arapongas, sendo a responsável também por produzir o fruto tradicional da festa, o abacate. Além da qualidade, a comunidade também é uma das maiores produtoras de abacate do Estado.
Essa história tem um começo especial com o agricultor Miguel Massake Makiyama, responsável por criar, na década de 1970, a variedade Margarida, que atualmente é conhecida não só no Brasil, mas também em vários outros países. Mas a produção de abacates pela família Makiyama começou nos anos de 1950, quando plantaram 50 sementes de um abacateiro comum. Em 2008, uma nova variedade também foi desenvolvida pela família.
Além da família Makiyama, várias outras também cultivam abacateiros em suas propriedades. Por fazer parte da cultura local, o fruto entrou como ingrediente obrigatório no ano passado durante o concurso que definiu os pratos típicos do município.
Assim como nas edições anteriores, haverá praça de alimentação e apresentações típicas.