Que tal ninho ao Gorgonzola com Abóbora?

Ingredientes:

 Para o molho

½ abóbora japonesa sem casca, cortada em cubos pequenos

3 colheres (sopa) de azeite

Sal a gosto

Folhas de 4 ramos de alecrim picadas

350 g de queijo gorgonzola

1 xícara (chá) de leite (200 ml)

Para a massa

1 colher (sopa) de sal

500 gramas de macarrão ninho

Modo de Preparo:

 Prepare o molho: em uma assadeira acomode a abóbora, regue com o azeite, polvilhe o sal e o alecrim. Cubra com papel-alumínio e asse em forno médio (180°C – 200°C) até que esteja macia, porém, sem perder o formato.

 Prepare a massa: em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

– Enquanto isso, em uma panela pequena, derreta o queijo no leite em fogo baixo. Escorra a massa, junte ao molho e misture delicadamente para que fique bem envolvida. Acrescente a abóbora e sirva em seguida.

Rendimento: 10 porções

Tempo de Preparo: 30 minutos

Dica do chef: para um molho mais suave e aveludado, substitua o leite por 300 ml ou 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco.

como escolher a abóbora certa para a sua receita

 

Nativa da América do Sul e facilmente encontrada em todo o Brasil, a abóbora ou também conhecida como jerimum em alguns Estados, é um fruto da aboboreira que possui aroma e sabor adocicado, além de ser muito nutritivo e delicioso.

Mesmo com uma variedade de tipos e espécies, como as abobrinhas, pettyban, japonesa, espaguete,butternut e até o chuchu, é importante saber como escolher a abóbora certa e qual a melhor forma de armazená-la.

Separadas em abóboras de verão e inverno de acordo com a colheita, as primeiras possuem polpa e sementes frescas, com a casca mais macia; neste caso, o ideal é escolher a mais firme e mantê-la em temperatura ambiente por até uma semana. Já as de inverno apresentam polpa, cascas e sementes mais duras e grossas, e podem ficar em locais frescos por muitos meses.

Entre os dois tipos, dê sempre preferência às mais secas, bem marcadas e com boa cor. É como diz o ditado “os melhores perfumes estão nos menores frascos”, as abóboras menores são muito mais gostosas e melhores para o consumo! O fruto, além disso, é versátil e é um ingrediente chave em diversas receitas, como doces, bolos, pães e sopas. Ele também contém nutrientes superbenéficos para o organismo, sendo fonte razoável de vitaminas A e C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *