Bombeiros de Apucarana salvam bebê engasgado
Profissionais do Corpo de Bombeiros de Apucarana, por telefone, auxiliaram uma mãe a desengasgar o seu bebê, um menino de apenas um ano de idade. O caso aconteceu na última segunda-feira, dia 21, à noite. Conforme, relatório dos Bombeiros, o caso aconteceu na Rua Cornélio kloster, no Residencial Interlagos.
Enquanto uma equipe orientava a mãe pelo telefone, outra foi deslocada até o local, mas antes da chegada, ela conseguiu desengasgar o bebê, que foi levado ao Hospital Materno Infantil da Providência.
Em casos de engasgamento, a orientação é que faça a manobra de Heimlich. No procedimento é usado as mães para fazer forte pressão no músculo do diafragma que, pela compressão dos pulmões, induzirá uma tosse artificial, expulsando o que estiver obstruindo a respiração.
Quando uma criança se engasgar não tente retirar o que tem na boca com seus dedos pois poderá empurrar tudo mais para dentro – só será viável se parte do objeto estiver ao alcance dos seus dedos em pinça. Também não o sacuda nem o vire de ponta cabeça (sim, no desespero a gente faz tudo isso). O mais efetivo é mesmo a manobra de Heimlich, em suas variantes para as diversas idades.
Em bebês
- Coloque a vítima em decúbito ventral (de bruços sobre o braço) com a cabeça mais baixa do que o resto do corpo, suportando a cabeça com uma mão e apoiando o tórax sobre o antebraço e/ou coxa.
- Aplique 5 batidas interescapulares (entre as omoplatas, com a mão em forma de concha), para remover o objeto;
- Se não resultar, inicie 5 compressões torácicas com dois dedos (terceiro e quarto metacarpo).
- Continue esse ciclo se não obtiver sucesso.
Em crianças:
- Encoraje a criança a tossir;
- Se a tosse for ineficaz, aplique 5 batidas interescapulares;
- Se continuar com obstrução, inicie a Manobra de Heimlich (5 compressões abdominais);
- Repita sucessivamente séries de 5 batidas interescapulares e 5 compressões abdominais, até o objeto sair.
Fonte: Ministério da Saúde