Workshop discute situação dos cães abandonados em Arapongas
A Prefeitura Municipal de Arapongas realizou um workshop sobre a problemática dos cães abandonados. O evento organizado pela Secretaria de Meio Ambiente contou com a participação de várias entidades.
Na ocasião foi discutido a questão no âmbito da Lei Municipal nº 4.574 de julho de 2017 e a Lei Federal nº 9605 de 1998, de Crimes Ambientais.
Vários aspectos foram abordados onde, cada entidade presente, se manifestou sobre esta questão, de grande importância para população e que está diretamente ligada à inconsistências e irregularidades ambientais e inclusive, causa principal de afastamento do trabalho de empresas como SANEPAR, CORREIOS E COPEL.
Segundo o Secretário, Luiz Gonzaga Pereira, “a situação do Município de Arapongas é extremamente complexa. Tem a ver sim, com o poder público, mas também com a população, principalmente quanto ao abandono de animais, posse irresponsável, maus tratos e outras irregularidades; todos caracterizados como crimes ambientais em leis federal e municipal. Há questões de médio prazo, como o novo canil municipal e o castramóvel, e outras que podem e serão executadas de imediato, como a educação ambiental nas escolas e esterilizações”, concluiu o Secretário.
Participaram do evento as seguintes entidades: Medicina Veterinária da UNOPAR, SANEPAR, COPEL, CORREIOS, OPPA, UAMA, Clínicas Veterinárias, SECLE, GDA, COMDEMA, PM e alguns vereadores.