Arapongas é modelo no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Arapongas realizou uma gestão de serviços e benefícios na área da assistência social que garantiu os direitos da população em condições de vulnerabilidade.

Para a secretária da Assistência Social, Ismailda Ferreira de Lima da Silva, o setor deu um salto enorme nesse período. “Entre os avanços, consideramos de grande valia ações que puderam promover maior acesso da população nos serviços ofertados, descentralização de atividades, novos projetos, além da informatização do Cadastro Único, que atualmente é feito online, otimizando o tempo de espera do usuário do serviço, bem como a ampliação no número de atendimento. Isso nos possibilita acompanhar em tempo real a situação de cada família”, comenta ela. 

Entre os investimentos feitos, houve também a renovação na frota – totalizando 18 novos veículos; reforma e ampliação do Creas e Abrigo Institucional Criança Feliz; implantação do CRAS Araucária (somando quatro, incluindo o da Zona Sul, CSU e Del Condor); reativação e reforma da piscina térmica do CCI Tia Su; reformas de demais espaços de serviços públicos, como CCI’s e CRAS; aquisição de mobiliário; informatização dos atendimentos realizados por todos os serviços da Assistência Social – através do Sistema Municipal ( IPM Social); regulamentação dos auxílio financeiro emergencial/ auxílio natalidade, entre outros.

QUALIFICAÇÃO
Cursos de capacitação também tiveram destaque. Foram contratados 30 cursos para aperfeiçoamento profissional à população usuária dos serviços da Semas, sendo 15 na área de culinária e 10 em variadas categorias (ex: confecção de bolos e tortas, cuidados com idosos em domicilio, bordado em chinelos, fotografia, entre outros).

DESAFIOS
Mesmo com os obstáculos gerados por conta da pandemia da Covid-19, a Semas não parou. Contudo, também teve que passar por readequações. Boa parte dos serviços, que antes eram presenciais – em especial os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para as crianças, adolescentes e idosos foram suspensos e passaram a ser remotos. Os atendimentos no CRAS, CCI’s também passaram por mudanças, priorizando a saúde dos colaboradores e usuários. 

AÇÕES COMUNITÁRIAS
Agregando atividades de caráter comunitário, a Semas esteve envolvida em diferentes ações – com o objetivo de levar informações, buscando a prevenção de situações de risco social. Destacam-se pela amplitude e abrangência, o “Justiça nos Bairros”, com ações de cidadania e casamento comunitário com participação de 334 casais, o programa Criança Protegida – que promoveu acesso à identificação civil (RG) com 720 atendimentos; Ônibus Lilás, em parceria com o Governo do Estado, com ações intersetoriais com direcionamento ao atendimento às mulheres. Projeto Prevenir, em alusão ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e medidas socioeducativas nas Escolas Municipais e Estaduais pela equipe de referência do Creas.

PROJEÇÕES PARA 2021
Segundo a secretária, para o próximo ano, o desafio vai ser a retomada dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sejam presenciais ou remotos. “Estamos a todo momento nos readequando e reorganizando de acordo com o momento em que estamos vivendo. Inicialmente, a ideia central para 2021 é reformular alguns dos serviços prestados, levando à ação mais próxima do usuário”, reflete Ismailda.

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