UFPR doa 2.300 litros de álcool 70% para prefeitura de Arapongas
Na manhã desta terça-feira (28) a universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus de Jandaia do Sul fez a doação de 2.300 litros de álcool 70% glicerinado – recomendado para a higienização das mãos, para prefeitura de Arapongas.
O ato de solidariedade foi representado pelo professor, Simão Nicolau e pelo diretor do Campus, Eduardo Teixeira que foi recepcionado pelo prefeito Sérgio Onofre, o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr., o superintendente médico, Dr. Fernando Marques e o procurador jurídico do município, Rafael Cita.
Conforme os representantes da UFPR, a produção do álcool é feita pela própria Universidade, e integra um projeto iniciado em março que visa contribuir com as ações de enfrentamento do coronavírus (Covid-19) no Paraná. Toda a produção segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e credenciamento pela Anvisa.
Até agora, 230 municípios da região, entre prefeituras, instituições e hospitais foram contempladas. Incluindo Arapongas, 60 mil litros do álcool já foram distribuídos. “Essa foi uma iniciativa do Ministério da Educação, para que as universidades dessem a sua contribuição no período da pandemia. Houve um momento de grande procura e certa escassez do álcool 70%. Diante disso, iniciamos nossos trabalhos, e hoje ajudamos vários municípios. Arapongas é um exemplo, e estamos satisfeitos, cumprindo o nosso papel”, afirmou Nicolau. Além da Prefeitura de Arapongas, a UPFR Campus Jandaia do Sul também doou o material à hospitais do município.
Onofre agradeceu e parabenizou tal iniciativa, que soma com os esforços e empenho aplicados pelo município nas ações da linha de frente em combate à pandemia. “ Uma onda de solidariedade que só tem crescido. E para nós cada contribuição é válida. Felizmente, em vista de alguns municípios, nós não sofremos com a falta de EPI ‘s, álcool em gel, entre outros. E isso também se deve ao fato da solidariedade de empresas e instituições. Essa a hora em que todos temos que nos manter unidos, em um bem maior”, disse.