Estelionatário se passa por policial e faz vítima em Arapongas
Essa semana um mototaxista de Arapongas foi vítima de um estelionatário que se passou por policial militar.
A vítima, um homem de 61 anos, recebeu a ligação do suposto policial solicitando a compra de um remédio e créditos para celular. O farsante disse que estava em serviço na 7º Companhia da Polícia Militar de Arapongas e não poderia se ausentar.
Segundo a vítima durante o contato telefônico ele ouvia outras vozes falando como se estivessem atendendo ocorrências policiais, e só se deu conta que havia sido enganado quando foi entregar o medicamento na sede da PM.
Para o comandante da PM, Ademir da Fonseca, faltou atenção da vítima em verificar o código de área de onde a ligação estava sendo feita, na ocasião o prefixo utilizado era o 61, região do Distrito Federal e parte de Goiás.
O comandante ainda dá dica para que não se atenda ligações com código de área de outras regiões caso a pessoa não tenha nenhum conhecido naquela área, porque na maioria das vezes essas ligações são feitas de dentro dos presídios. Outro conselho é para nunca dar créditos de celular ou depositar dinheiro na conta de pessoas desconhecidas que fizeram contato telefônico.
“Os estelionatários querem pessoas vulneráveis ou desatentas, eles vão fazendo dezenas de ligações até encontrar alguém que caia no golpe”. Explica Fonseca, que ainda sugere que as pessoas sigam alguns passos de segurança:
1º Pare e pense na situação.
2º Tenha calma ( em caso de falso sequestro).
3º Não cite nomes.
4º Cheque as informações.
5º Caso perceba que tenha caído em algum golpe entre em contato com a polícia.