Arapongas recebe 540 testes rápidos do coronavírus
Nesta semana, o município de Arapongas recebeu 540 unidades de testes rápidos para o coronavírus (Covid-19) através do Ministério da Saúde. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, todo o material foi encaminhado ao Centro de Testagem e Aconselhamento de Arapongas (CTA) e será prioritariamente utilizado nos casos possivelmente suspeitos de Covid-19, após análise de critérios clínicos médicos e averiguação da equipe do setor epidemiológico.
“Iniciaremos a estruturação através de critérios clínicos com os pacientes em suspeita ou aqueles que se encontram em isolamento domiciliar – pessoas que apresentam um quadro de tosse ou febre e que receberam a recomendação de isolamento domiciliar até que se observe o desdobramento do quadro. Na sequência, daremos início às testagens nesses pacientes para ampliar de maneira considerável o número de pessoas testadas em Arapongas”, afirma o superintendente médico da Secretaria de Saúde, Dr. Fernando Marques.
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado, os testes rápidos utilizam amostras de sangue. A execução e a leitura da presença de anticorpos devem ser realizadas por profissionais da saúde. O resultado é verificado após 15 minutos. De acordo com o protocolo adotado nacionalmente, para atingir veracidade de 86% é necessário que o teste seja realizado após o 7º dia do início dos sintomas e apenas 72 horas após o desaparecimento dos sintomas, o que evita um “falso-negativo”.
Se o resultado for negativo, o paciente poderá voltar ao trabalho normalmente, utilizando máscara cirúrgica até o final do período de 14 dias. Se for positivo, ele deverá cumprir período de isolamento de 14 dias.
Mais testes – No começo do mês, a diretoria do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima) anunciou a compra de 500 testes rápidos para o coronavírus (Covid-19), que serão entregues junto à Secretaria Municipal de Saúde.
Além disso, mais 2 mil testes foram adquiridos através de recursos próprios do município e apoio do Poder Judiciário. A previsão é de que parte dos testes seja entregue até o final deste mês e o restante na primeira quinzena de maio.