Guarda Municipal de Apucarana recebe rádios comunicadores
O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) entregou nesta quinta-feira (19), novos equipamentos de comunicação para a Guarda Municipal de Apucarana (GMA). São três rádios digitais móveis e quatorze portáteis que vão agilizar ainda mais o atendimento de denúncias e ocorrências. “Os aparelhos custaram cerca de R$ 105 mil e foram adquiridos pelo governo federal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), e adotam o “sistema trunking digital tetra”, utilizado com sucesso em outros países e que alia confiabilidade e eficiência nas transmissões de comunicação”, informa Alfredo Quenehen, coordenador do departamento de projetos do Cismel.
De acordo com Alessandro Carletti, comandante da Guarda Municipal de Apucarana, a comunicação entre o Centro de Controle e Operação (CCO) e os guardas era feito por celular. “Agora, seis viaturas terão rádio móvel e ainda haverá dezenove rádios portáteis que ficarão com os GMs. Isso significa que a informação passada será copiada pelas demais equipes e o atendimento será feito pela viatura que estiver mais próxima da ocorrência”, exemplifica Carletti.
As principais ocorrências atendidas pela GMA são relativas a usuários de drogas em praças públicas, maus tratos a animais e infrações de trânsito. “O novo sistema de comunicação também facilitará o trabalho de apoio em eventos, como por exemplo a Corrida 28 de Janeiro e carreatas, entre outros”, cita Carletti.
Os novos equipamentos vêm com a tecnologia tetra que, além do sistema de criptografia que impede a invasão do sistema, garante uma qualidade de voz constante, ao contrário dos sistemas analógicos em que a comunicação é afetada à medida que é reduzida a intensidade do sinal. “Os rádios também vêm com a tecnologia GPS, o que permitirá um melhor mapeamento da localização das viaturas e das equipes”, completa o comandante da GMA.
Os avanços no sistema de comunicação serão complementados com a implantação de um telefone gratuito para o recebimento de denúncias. “Atualmente, contamos com o número fixo 3422-7344 e em breve estaremos ativando o 153, um canal gratuito que ficará à disposição da população”, pontua Carletti.