SETE DICAS PARA EVITAR EXAGEROS NA CEIA DE NATAL E ANO-NOVO

Ceias de Natal e Ano-Novo são sinônimos de fartura. Peru, castanhas, frutas secas, bacalhau e leitão são os principais destaques da mesa, isso sem falar das sobremesas e das bebidas. Uma explosão de sabores e também de calorias.

Porém, quem quer manter-se saudável ou não jogar fora meses de empenho e dedicação de um novo estilo de vida não precisa se isolar nem sair do clima. Para isso, separamos algumas dicas (aliás sete) que vão te ajudar a passar por este período de festas sem comprometer seus objetivos.

1 – Carnes da ceia – Se for o anfitrião da noite, dê preferência ao preparo de carnes mais magras como o tradicional peru e chester. Se fizer questão de ter uma carne de porco à mesa, opte pelo lombo, que é mais magra. No prato, a indicação é apenas um pedaço. Se quiser duas opções de carnes, pegue porções menores, que ao final daria o tamanho de um único pedaço. E claro, sempre tire a pele.

2- Oleaginosas – Como as ceias dos brasileiros são inspiradas nos países frios, castanhas, nozes, amêndoas estão sempre presentes e são ótimas fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais. Em contrapartida, tem alto valor calórico. Uma alternativa, ao invés de servi-las como aperitivos, é acrescentá-las no arroz ou na salada.

3 – Farofa – A farofa também está sempre presente nessas datas. Deixá-la mais saudável é simples. Que tal substituir o bacon, a linguiça, os ovos e o presunto por damasco, ameixa, uva passa e castanhas? Outra opção ainda é acrescentar vegetais como cenoura ralada, abobrinha e couve.

 4 – Saladas – Simplesmente não podem faltar. São perfeitas como pratos de entrada. Ricas em vitaminas, minerais e fibras proporcionam sensação de saciedade, evitando o consumo excessivo de carnes e doces. A sugestão para o tempero é evitar molhos à base de creme de leite. Substitua por iogurte natural desnatado.

5- Sobremesas – Para muitos é um momento irresistível. Mesmo que seja seu ponto fraco opte por uma única porção. Não se esqueça das frutas da estação como melão, melancia, uva, pêssego, figo, cereja e ameixa. Elas podem substituir as secas e cristalizadas que têm até duas vezes mais calorias que as naturais.

6 – Bebidas – Não se engane. As bebidas têm calorias, e muitas. Seja o refrigerante, cerveja ou destiladas. Aliás, as destiladas são mais calóricas. Uma sugestão, uma vez que estamos num mês quente, é apostar em sucos de frutas e águas aromatizadas com frutas e ervas.

7 – Atividade física – Entre as confraternizações procure não abandonar completamente a atividade física. Caso a academia esteja fechada neste período, faça uma caminhada. E não se esqueça, hidrate-se sempre e não deixe de se alimentar durante o dia, para não exagerar nas refeições principais.

Fonte: Blog Dr. Nicolas Lamas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *