Um passeio pela arquitetura barroca de Minas Gerais
Não é preciso ser religioso para se emocionar com as igrejas históricas de Minas Gerais. Isso porque a maior parte delas exalta o barroco nacional, estilo esse que carrega uma quantidade imensa de detalhes ornamentais. Às vezes esculpidos em madeira, outras em ouro, esses detalhes criam um efeito tão imponente que se torna quase impossível não sensibilizar-se de alguma forma.
O conflito entre a pobreza pedida por Cristo e a riqueza exuberante exposta na maioria desses prédios religiosos, a história que os mesmos guardam e a arte impregnada ali são capazes de despertar um sentimento questionador. Ao mesmo tempo em que nos sentimos pequenos diante de tal imensidão, percebemos que toda ela é construída de uma forma que vai além das necessidades básicas de um espaço para o culto. O que nos faz refletir, toda a extravagância das obras foram executadas com o intuito de cultuar a Deus ou está relacionado com a busca de poder e soberania da Igreja Católica? Afinal, o barroco nasceu junto com a contrarreforma da Igreja Católica e a necessidade de se reafirmar diante da reforma protestante.
A arquitetura barroca brasileira fala, emociona e questiona. Cria em nós um sentimento de contradição entre riqueza e pobreza, e nos coloca para pensar sobre a contradição entre o Deus do cristianismo que se faz pequeno mesmo sendo imenso e a Igreja, feita por simples homens pecadores, no entanto capaz de construir algo tão extraordinário.
Outro ponto a ser levado em consideração é a quantidade de esforço físico e intelectual dedicado as obras pelo artista Antônio Francisco Lisboa. Este que demorou a alcançar sua fama como artesão, quando a obteve foi tomado por uma doença (Lepra ou sífilis, não se sabe ao certo) que deformou seus pés e mãos, daí o apelido de Aleijadinho.
Mesmo doente seu trabalho continuou. Quando suas mãos se deformaram por completo ele atou-as com uma correia de couro para segurar o cinzel, o martelo e a régua. Aleijadinho é o principal nome do barroco nacional e nos surpreende pela sua obra rica em detalhes que quando unidas tornam-se esplêndidas.