Halloween, clássicos da Literatura mundial para ler morrendo de medo
O Halloween é uma festa muito tradicional e popular nos Estados Unidos, conhecida no Brasil como Dia das Bruxas, é comemorado no dia 31 de outubro. Além das festas a fantasia, brincadeiras como doces ou travessuras, a data é propícia para assistir filmes de terror e também (porque não?) ler livros assustadores.
Aproveitando o clima sombrio e ao mesmo tempo divertido que a data carrega consigo, trouxemos nessa coluna algumas dicas de leituras que são consideradas verdadeiros clássicos do medo e vão te fazer querer dormir com a luz acesa depois de conhecê-las.
Medo Clássico, de Edgard Allan Poe.
Poe é com certeza um dos maiores precursores da literatura de contos na Língua Inglesa e das narrativas de terror, em suas obras explora as questões de sanidade e loucura, temas amplamente trabalhados principalmente em seus contos. A literatura de Poe é acessível e seus textos são amplamente encontrados tanto na internet, como em livros editados ao longo dos anos. Como dica, apresentamos esta belíssima coletânea lançada pela editora DarkSide Books onde estão reunidos os mais importantes contos de Poe organizados por temas, em um cuidadoso projeto gráfico contendo xilogravuras e tradução igualmente primorosa.
It – A Coisa, de Stephen King.
Neste livro que inspirou a criação do famoso filme, o mestre do Horror Stephen King explora o medo através das relações de amizade, amor, confiança e coragem entre um grupo de amigos que precisam unir forças para vencer a Coisa, ser sobrenatural e maligno que depois de décadas ressurge para atormentar e espalhar o horror em uma pequena cidade. A mais recente edição do livro traz na capa a assustadora imagem da Coisa assim como ela foi representada no último filme.
Drácula, de Bram Stoker.
Neste que possivelmente seja o mais famoso romance de vampiros, Bram Stoker evidencia o mal e o medo personificados em uma criatura mitológica, o Vampiro Drácula. Narrado em formato epistolar, ou seja, por meio de cartas, o livro conta a história do jovem Jonathan Harker, uma espécie de advogado que se desloca até a Transilvânia, região remota da Hungria, para tratar de negócios com o Conde Drácula. Ao se hospedar no castelo do Conde, Harker começa a perceber comportamentos estranhos e quando se dá conta se torna refém do vampiro, que se revela um ser extremamente mau. A edição de bolso de luxo lançado pela Editora Zahar traz o texto original, sem cortes e uma breve apresentação, além de capa dura e acabamentos de luxo.
O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson.
Conhecido originalmente pelo título O estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde, este romance explora a dupla identidade do personagem que se faz passar tanto pelo atencioso Dr. Jekyll como pelo malvado Mr. Hyde. O horror aqui é abordado através dos conflitos internos e da dualidade da natureza humana, o bem e o mal que existe dentro de cada um de nós. A editora DarkSide Books está com uma edição fresquinha desse grande clássico da literatura de terror, lançada no último dia 31, que além do projeto gráfico impecável, conta com uma seleção de outro contos de Stevenson.
Frankenstein, de Mary Shelley.
Uma tarde monótona de chuva foi responsável por despertar um grupo de amigos escritores para uma competição em que disputavam quem poderia criar a mais arrepiante história de horror. Assim surgiu uma das mais importantes obras da literatura gótica, Mary Shelley conta que o livro nasceu de um pesadelo, Frankenstein dessa forma aterrorizaria gerações com sua história da criatura que se rebela contra seu criador. Uma das leituras possíveis é que a obra seja uma metáfora da própria dor e sofrimento da autora que sempre desejou ser mãe, mas perdeu seu bebê com poucos dias de vida, assim como o monstro sem nome criado e abandonado por Frankenstein tendo também dessa forma a morte e o nascimento fundido a vida de ambos. A edição do selo Penguin (Grupo Companhia das Letras) conta com introdução da autora e textos críticos que enriquecem ainda mais a leitura.
Os livros que indicamos aqui são perfeitos para ler em qualquer época do ano, pois abordam questões inerentes a nossa existência e mesmo falando de assuntos sombrios, eles sempre trazem consigo uma grande reflexão para a vida, mas é inegável que essas leitura em época de halloween se tornam ainda mais especiais e trevosas. Então acendam as luzes e aproveitem para maratonar nessa seleção literária de arrepiar os cabelos.
“Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes vencem.”
(Stephen King)