Arapongas sedia Concurso Paranaense de Canto Japonês

Aconteceu na tarde de domingo (13), na sede da Associação Cultural e Esportiva de Arapongas (ACEAR), o 65º Paraná Kayo Taikai (Concurso Paranaense de Canto Japonês). O evento contou com a presença de 152 cantores de 11 cidades do Paraná – incluindo Arapongas

As apresentações foram divididas por categorias, entre elas: Doyô (3 a 12 anos – apresentação de música infantil, Tibiko (3 a 12 anos – apresentação de música adulta), Juvenil (13 a 16 anos), Adulto (18 a 28 anos e 29 a 39 anos) e Minyô (música folclórica do Japão – livre). Os participantes classificados no evento seletivo, seguem para o Concurso Nacional de Canto Japonês – que acontece em julho de 2020 em São Paulo.

A ocasião contou com a presença do prefeito, Sérgio Onofre, que enalteceu a importância da cultura japonesa em Arapongas. “A colônia japonesa tem predominância em Arapongas. Muito os admiro pela força que exercem na produção de ovos e abacate, além de manterem suas tradições tão fortemente, sempre com muito trabalho, amor e responsabilidade. Conhecer de perto um pouco mais dos costumes japoneses muito me encanta. Esse evento de canto na ACEAR é o mais importante da região e, antecede o concurso brasileiro. Temos muito do que nos orgulhar. Grande prestígio” assinalou.

Ao final, os 3 participantes que atingiram a pontuação máxima (1º Londrina/2º Curitiba/3º Maringá) receberam troféus – patrocinados através da Secretaria de Esporte.  Conforme a ACEAR, 30% de cada componente das categorias foram selecionados, conforme determina protocolo. Todos os participantes ganharam também os chamados “Darumas” – amuleto ou talismã da simbologia japonesa.

Acompanharam o evento o presidente da Aliança Cultural Brasil/Japão do Paraná, Eduardo Suzuki, presidente Conselheiro da Aliança Cultural Brasil/ Japão, Ricardo Origassa, diretora interina do Departamento de Canto da ACEAR e coordenadora do concurso de canto, Margarida Misse, Sr. Paulo Pennacchi, como patrocinador master do evento, presidente do Lions Clube Araponhas, Mariza Bazana e demais participantes.

ACEAR

Surgida em 1964, na gestão do então prefeito Sr. Colombino Grassano, a Associação Cultural e Esportiva de Arapongas (ACEAR), mantém suas atividades culturais e esportivas até os dias atuais. A ACEAR representa um marco na integração da comunidade nipo-brasileira com a sociedade araponguense.

Na medida do possível, a ACEAR tem elevado o nome de Arapongas marcando presença nos principais eventos musicais, culturais, esportivos e solenidades da comunidade nipo-brasileira no país. Atualmente, conta com cerca de 170 associados, desenvolvendo atividades como: a dança, canto (karaoke), taiko (tambor), gateball e a escola japonesa, o foco principal.

Além desses, a associação possui atividades como undokai, um festival recreativo, que ocorre uma vez por ano, na sede campestre; e também a promoção de sukyaki, comida típica, ocorre duas vezes por ano. Seu objetivo principal sempre foi de manutenção dos costumes da cultura japonesa; e para auxílio deste, a criação de áreas esportivas para integrar de maneira mais completa os associados e inclusive com outras associações de cidades vizinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *