Wizard doa semente de Crotalária para auxiliar no combate a dengue

Preocupada com a o aumento da infestação do Aedes Aegypti nos últimos anos e tentando ajudar no combate contra a dengue, a Wizard – escola de inglês, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde elaborou uma campanha de doação de sementes de Crotalária para os moradores de Arapongas.
A planta que é de origem africana é uma das principais combatentes na proliferação do mosquito transmissor da Dengue e também de outras doenças como Zika vírus e da febre Chikungunya. A Crotalária atua atraindo libélulas que são predadoras do Aedes Aegypti.
Segundo a diretora pedagógica Rosemary Oliveira, a primeira fase do projeto entregou cerca de 10 mil sementes de Crotalária em escolas públicas de Arapongas. Ela conta que o objetivo agora é expandir a distribuição para a comunidade em geral. “Queremos distribuir a maior quantidade possível de sementes, pois sabemos que quanto mais Crotalárias plantadas na cidade, menor o risco de termos o mosquito Aedes Aegypti”, explica Rosemary.
Em Arapongas uma lei municipal de 19 de junho de 2017 obriga os proprietários de terrenos e lotes a manter a área limpa e padronizada no plantio de grama e Crotalária. As sementes da flor segundo a determinação do legislativo deverão ser plantas com espaço de 15 centímetros uma das outra.
Apesar da lei ser do ano passado, ainda não há fiscalizações e cobranças de adequação. Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Luiz Gonzaga, a secretaria está somente orientando os proprietários dos terrenos. “Vamos dar um tempo para que os donos de terrenos possam se adaptar a nova lei”, afirma Gonzaga.
O Secretário ainda ressalta que as fiscalizações poderão iniciar até o final do ano e o valor da multa para quem estiver irregular será algo em torno de R$2.500,00.
Onde conseguir Crotalária
Quem quiser as sementes de Crotalária é só ir até a sede da Wizard que fica na rua Das Pombas,974.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *