Você consegue focar no seu objetivo?
Quando se fala em guardar dinheiro, muita gente tem a desculpa pronta na ponta da língua: elas sabem que é importante poupar, que ter controle sobre a vida financeira é muito importante, mas têm bastante dificuldade em estabelecer uma disciplina de economizar uma determinada quantia todos os meses. Realmente, na correria do dia a dia, focar em estabelecer uma rotina de poupança acaba virando uma missão complicada: quando sobra algum dinheiro, a tentação de se dar alguma recompensa ou se render a um prazer instantâneo que exija uma compra mais supérflua é muito forte.
Por isto a melhor solução para se focar efetivamente em economizar uma quantia todos os meses é estabelecer um objetivo que poderá ser atingido com este dinheiro poupado. Esta atitude vai te ajudar a manter o foco na missão de guardar dinheiro. Por este motivo, o objetivo tem de ser algo importante e relevante para você, para valer a pena o sacrifício de deixar de lado a compra daquela nova peça de roupa desnecessário ou um passeio que poderia muito bem ser substituído por um programa divertido em sua própria casa. E a melhor forma de economizar é estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo.
Os objetivos de curto prazo são aqueles traçados para serem realizados em no máximo 1 ano. O médio prazo deve contemplar um período de até 5 anos para o objetivo ser atingido e o longo prazo será alcançado após no mínimo 5 anos. Bons exemplos do que se enquadra em cada uma das categorias são, no curto prazo, a viagem que você gostaria de fazer nas próximas férias. A médio prazo, a compra de uma nova casa ou um apartamento sem a necessidade de depender de um financiamento que lhe prenda por muito tempo; e no longo prazo o objetivo pode ser garantir uma aposentadoria tranquila além daquela que é garantida pela previdência social (e diante da Reforma da Previdência focar neste objetivo se torna ainda mais importante).
É claro que é muito difícil começar a poupar de forma disciplinada estabelecendo desde o início objetivos de curto, médio e longo prazos, principalmente para quem nunca conseguiu estabelecer este hábito de economizar (e muitas vezes nossa renda é limitada até para conseguir dar conta do custo de vida no dia a dia). Mas se você deseja incorporar esta prática na sua rotina, inicie focando em um objetivo de curto prazo. Projete o quanto gastará para cumprir este objetivo: se o desejo for viajar nas próximas férias, se a estimativa for gastar R$ 1.200,00 com esta viagem você deverá poupar 100 reais mensais durante 12 meses (12 x 100 = 1.200). Conseguindo cumprir algum objetivo de curto prazo será mais fácil incorporar o hábito de poupar à sua rotina, o que lhe ajudará a conseguir fazer o planejamento necessário para mais tarde poder poupar para médio e longo prazo. Não perca tempo e comece agora mesmo!