Morre aos 67 anos o cantor Roberto Leal

Morreu na madrugada deste domingo (15), em São Paulo, o cantor português Roberto Leal, aos 67 anos. O velório será na segunda-feira (16) na Casa Portugal, das 7h às 14h. O enterro será à tarde, no Cemitério de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista.

Segundo a assessoria de imprensa do cantor, Leal estava internado no hospital desde terça-feira (10), após ter uma reação alérgica a um medicamento que tomou. O cantor vinha há dois anos tratando um câncer.

As causas da morte não foram divulgadas. A assessoria do cantor informou, porém, que, nas últimas horas, ele teve complicações em decorrência de uma insuficiência renal.

Roberto Leal morava na capital paulista havia alguns anos. Ele ficou conhecido pela música “Arrebita”.

Carreira
Em 45 anos de carreira, vendeu mais de 17 milhões de discos e gravou mais de 400 músicas. Entre elas, também estão faixas como “Bate o pé” e “A festa ainda pode ser bonita”.

Nascido em Macedo de Cavaleiros, no norte de Portugal, o cantor se mudou para o Brasil aos 11 anos, com os pais e nove irmãos. Em São Paulo, trabalhou como sapateiro e vendedor em uma feira.

Em 1977 realiza sua primeira excursão para Portugal e dali faz trampolim para levar o seu Show para diversos países do mundo, para se apresentar por toda a França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Suíça, Espanha, Luxemburgo, Austrália, África do Sul, Argentina, Venezuela, Canadá e Estados Unidos, além de ampliar cada vez mais o mercado do Brasil e Portugal.

Foi o primeiro artista popular a se apresentar no Roy Thompson Hall de Toronto, que tendo sido inaugurado pela Rainha Elizabeth e a Orquestra Sinfônica de Londres que não havia recebido até então outros artistas que não de musica erudita, grandes concertos.

Coroando seu trabalho, pesquisa da Datafolha na semana de 20 a 27 de Abril de 1999, em todo território brasileiro, apontou o nome de ROBERTO LEAL como a personalidade portuguesa de maior destaque e mais popular. Em segundo lugar aparece o nome de Pedro Álvares Cabral, seguido de Camões, Mário Soares, Saramago e Amália Rodrigues.

Em 2000 lança pela gravadora EMI, o CD “Roberto Leal canta Roberto Carlos” um dos discos mais vendidos da companhia. Em 2001 lança em Portugal e Brasil pela Gravadora Som Livre mais um projeto musical das culturas do Brasil e Portugal * Vira Brasil *.

Roberto Leal regravou a canção: A festa ainda pode ser bonita, pois a canção Arrebita, música que os Mamonas, saudosos há 16 anos, satirizaram e gravaram nessa nova versão.

Em 2014 Roberto Leal em agradecimento aos brasileiros, presenteia seu público com o CD “Obrigado Brasil”… Com grandes clássicos do samba e participações de grandes nomes da música brasileira; Alcione, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Jair Oliveira, Luiz Carlos (Raça Negra), Luciana Mello e o saudoso Jair Rodrigues…

Em 2016 Roberto Leal comemora seus 45 anos de carreira com o CD “Arrebenta a Festa”. Ainda em 2016 Roberto Leal em parceria exclusiva com o Grupo “Pão de Açúcar” e a Enoport Portugal, surpreendem os apreciadores de vinhos com a seleção “ALDEIA LEAL”. (Com informações do G1 e do blog oficial do cantor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *