Remoção de implantes mamários: o que você precisa saber
Você está animado, finalmente tomou a decisão de realizar a colocação das próteses mamárias! Em todas as consultas que você teve com seu cirurgião, permaneceu a dúvida de como cuidar a longo prazo dos implantes.
A cirurgia estética fornece opções e até certo controle quando se trata da aparência do corpo.
Os implantes de mama são populares há décadas, com inúmeras mulheres que buscam melhorar seus seios através do aumento. Mesmo alguns anos atrás, seios imensos estavam na moda.
Agora, o que muitas mulheres que colocam implantes de silicone não sabem é quando as próteses precisam ser removidas e por que isso pode ser necessário.
Será que você deve se preocupar?
Primeiro o começo: o aumento dos seios é uma das cirurgias estéticas mais seguras da atualidade com as maiores taxas de satisfação. Claro que qualquer cirurgia tem seus riscos. No entanto, se você seguir as instruções dadas pelo seu cirurgião tanto no pré quanto no pós-operatório, há muitas chances de que tudo ocorra bem e o resultado seja excelente.
Dito isso, há uma grande diferença entre preocupação e conscientização.
A primeira coisa que você precisa saber é que o implante não dura para sempre. As taxas de defeitos variam de 10 a 13% para implantes de silicone em 10 anos, mas você já deve esperar que irá precisar substituir as próteses em algum momento.
Por que os implantes falham?
Muitos não. Aqueles que se rompem ou vazam fazem isso porque houve algum rasgo ou buraco que se formou. Isso pode ser causado por pancadas na prótese (acidentes, por exemplo) ou desgaste do material (que se enfraquece e se torna enrugado).
Como saber se o meu implante está com defeito e o que devo fazer?
É aí que a diferença entre implantes salinos e de silicone são percebidos. Quando vazam, implantes salinos deixam o seio murcho, sem volume (isso pode passar despercebido, dependendo do vazamento). Se for silicone, pode ser difícil perceber algum rompimento, já que gel permanece dentro da cápsula e o material é mais denso.
Uma ressonância magnética dá uma melhor visão nessas situações. Se estiver contido na cápsula, não há emergência para substituir a prótese, mas se o gel começou a migrar ele deve ser removido, algumas vezes sendo necessária a remoção de tecidos adjacentes.
Se o implante não vazou, por que alguém o substituiria?
Muitas mulheres decidem, à medida que envelhecem, que não querem mais o implante. Outras querem próteses menores, pois seus seios aumentaram após a menopausa. Mamas grandes podem causar dores nos ombros e pescoço, e a gravidade pode acabar aumentando a flacidez em pacientes com grandes volumes implantados.
Lembre-se! Quando considerar o aumento dos seios, considere a possibilidade de uma substituição ser necessária no futuro.
Independente da prótese escolhida, é importante conversar com seu cirurgião plástico sobre os riscos e a durabilidade do material.
Redução da prótese
Algumas mulheres que colocaram implantes enormes estão começando a procurar especialistas para diminuir ou retornar aos seus corpos naturais. Com o passar do tempo a sociedade amadurece e muda seus padrões, acabando com os estereótipos de beleza antiquados.
Seios enormes podem causar desconforto. Alças de sutiã podem cortar os ombros, deixar marcas e causar dores de coluna intensas. Até atividades simples como ir às compras podem se tornar um desafio intransponível – isso sem contar com os exercícios físicos. De repente, uma corrida na esteira parece uma batalha.
Hoje, os seios não precisam ser grandes para serem melhores. Extremos não são mais atraentes e o saudável é o novo ideal, proporcional e bonito.
Aqui estão algumas considerações antes de reduzir o tamanho dos implantes.
Seu cirurgião precisará de detalhes sobre a primeira cirurgia de mama. Uma vantagem é que o cirurgião pode utilizar a mesma incisão do primeiro procedimento e evitar uma nova cicatriz.
A troca para próteses menores pode requerer uma diminuição da pele que envolve as mamas para que os implantes se encaixem. Isso pode ser feito com uma mastopexia. O procedimento de lifting mamário pode ser feito junto à redução das próteses ou pode esperar um tempo para ver como a pele se ajusta.
Gostou do artigo de hoje sobre a remoção de implantes mamários? Deixe nos comentários sua opinião sobre o assunto. Não deixe de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham informação sobre esse tema.