Prefeitura de Arapongas apresenta Plano Municipal de Arborização Urbana
Durante evento realizado no Auditório Municipal, foi apresentado o Plano Municipal de Arborização Urbana de Arapongas, projeto que conta com ações da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) e elaborado pelo Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES), vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ação inédita em Arapongas, o novo plano tem como principais objetivos definir diretrizes do planejamento, implantação e manejo da Arborização Urbana Municipal, promovendo a arborização como um instrumento de desenvolvimento urbano, qualidade de vida e equilibro ambiental.
Ao longo de um ano, as equipes do ITEDES, compostas por engenheiros civis, ambientais, florestais, técnicos de consultoria e estagiários, realizaram levantamentos em campo (censo no centro e amostragem nos bairros), diagnósticos com índices, banco de dados sobre as condicionantes urbanas e ambientais, plano de manejo com recomendações sobre as prioridades de intervenções de curto, médio e longo prazo, elaboração de sugestões para legislação pertinente ao manejo da arborização urbana, entre outros.
“A cidade foi dividida em quatro partes e em campo realizamos as análises das árvores. Apenas no centro de Arapongas, foram verificadas mais de 3.700 árvores. Este importante trabalho busca contemplar a atual necessidade ambiental do município, através de um material aprofundado, com aplicação de ações benéficas atualmente e para o futuro. Uniformizando a cidade, com ambiente organizado e adequado ao meio ambiente”, explica o engenheiro civil Fernando Fernandes.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, Luiz Vissoci, o Plano Municipal de Arborização Urbana trará benefícios de grande valia. “Esse plano vem atender uma necessidade do município com relação a sua arborização, buscando uma melhor readequação para que possamos fazer um trabalho na legalidade, criando alternativas, possibilitando a substituição de árvores que já não se encaixem no atual cenário da cidade, ambientalmente falando”. Ele reforça que este é o primeiro plano municipal voltado ao tema de arborização e que posteriormente à sua apresentação já será encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação.
Para o prefeito Sérgio Onofre, o novo material virá de encontro às necessidades ambientais e estruturais de Arapongas. “Temos em nossa cidade árvores antigas e de diferentes espécies. Com esse plano completo e aprofundado será possível aliar uma arborização de qualidade, com respeito ao meio ambiente e com a nossa população. Ficamos muito gratos com essa forte contribuição por parte da UEL”, salientou.
O evento contou também com a presença do engenheiro ambiental do ITEDES, Marcos Rodrigues, e demais membros representantes da Seaspma e servidores públicos.