Economista dá dica para fechar as contas no final do mês sem aperto
A economia brasileira vem passando por uma fase obscura. A queda no número de vagas de trabalho ofertada, o aumento nos preços dos alimentos e combustíveis, são alguns dos fatores que vêm tornando cada vez mais difícil fechar o mês com saldo positivo.
É preciso fazer muitas vezes um malabarismo econômico para tentar deixar as contas em dia, mas não precisa se assustar, segundo o economista Márcio Massaro, não é necessário um radicalismo de cortes para que o orçamento se encaixe no final do mês.
A dica principal do economista é ter consciência de gastos, e que esse se encaixe com o salário recebido. “Primeiramente é necessário ter um orçamento compatível com salário, nada de gastar mais do que se ganha”, aconselha o economista.
Ainda segundo o economista, um dos maiores erros é não prestar a atenção nos detalhes econômicos. Ele explica que com organização é fácil perceber que esses detalhes são os maiores vilões para o desequilíbrio no orçamento.
“Valores gastos em lazer, taxa bancária e mensalidade de estacionamento são alguns detalhes que passam batido na hora de fechar o orçamento”, ressalta o economista, que ainda dá dica de buscar este tipo de serviço com valor mais em conta.
“Não precisa deixar o lazer de lado, também não precisa parar de pagar estacionamento do carro, o segredo da economia consciente é fazer o mesmo gastando menos”, finaliza o economista.
Para o economista Márcio Massaro, não é preciso radicalizar para que o orçamento se encaixe no final do mês.