O QUE É CASHBACK?

Cashback é um novo termo da moda. Você já ouviu falar? Vários sites, aplicativos e até mesmo cartões de crédito já oferecem o mecanismo que consiste basicamente em devolver aos seus usuários uma parcela do valor gasto nas compras realizadas. Tanto que a tradução de cashback para o português é justamente “dinheiro de volta”.

Funciona da seguinte maneira: você se cadastra num site ou aplicativo que oferece o modelo de cashback. A partir daí esta plataforma passa a te enviar diversas opções de produtos ou serviços que podem ser adquiridas através dela, vendidos pelas suas lojas parceiras. Comprando algum destes produtos, você acumula pontos que quando chegam a um determinado nível te dão direito de resgatar uma porcentagem do valor gasto em compras nestas lojas parceiras. É o mesmo mecanismo dos programas de fidelidade, com a diferença que ao invés de passagens aéreas ou brindes, o usuário obtém sua recompensa em dinheiro, que é depositado na conta bancária que foi cadastrada na plataforma.

O que estes sites ou aplicativos ganham com este modelo? Eles recebem dinheiro das lojas parceiras para anunciar os itens oferecidos nestas plataformas – na prática elas pagam aos usuários uma pequena porcentagem da receita que obtém com estes anúncios. As lojas parceiras ganham porque têm uma forma a mais de poder vender seus produtos e serviços. E para quem compra muito pela internet é uma alternativa bem interessante de obter um retorno bem mais palpável pela fidelidade com estas plataformas.

Mas é necessário tomar alguns cuidados, embora a ideia de fazer compras e receber uma parte do dinheiro de volta seja bem atrativa. Como estas plataformas ganham dinheiro através de comissões das lojas parceiras, elas inundam seus usuários com diversas promoções. Como para se cadastrar é necessário fornecer dados como telefone e e-mail as tentações passarão a surgir de todos os lados, aumentando a chance de pessoas com tendência ao consumo compulsivo comprarem ainda mais coisas sem necessidade. E por mais que uma parte do dinheiro gasto retorne para a pessoa, será em uma porcentagem bastante pequena diante do estrago que o consumo sem critério pode realizar. Mas para quem tem o controle necessário sobre sua vida financeira e consome conscientemente sem extrapolar limites o mecanismo de cashback é um recurso muito válido.

Confira alguns sites que disponibilizam o cashback:

  • Méliuz
  • Beblue
  • Ganhe de Volta
  • Poup
  • Mooba
  • Cashola
  • In Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *