Arapongas tem queda de quase 60% em notificações de trânsito

A redução no número de notificações de trânsito na cidade de Arapongas impressiona. Segundo dados da Guarda Municipal – uma das instituições mais atuante nesse tipo de ação junto com a Polícia Militar, em 2017 foram registrados 3.240 multas de trânsito contra 8.154 no ano anterior. Uma queda aproximadamente de 60% entre um ano e outro.

A diferença é maior se comparado com os números do ano de 2015 que registrou 14.146 notificações de trânsito. Para o Diretor de Segurança, Paulo Sérgio Argatti, a redução foi por conta da nova visão administrativa que tem como bandeira principal a conscientização ao invés de notificação. “Antes de multar o condutor damos orientações e isto surti mais efeito na qualidade do trânsito na cidade”, ressalta Argatti.

Mas se engana quem pensa que os agentes de trânsito vão ficar só na conversa quando a infração for considerada mais grave. O Diretor explica que em casos mais sérios além da orientação o condutor terá que arcar com as consequências da multa. “Quando o condutor comete uma infração grave ou gravíssima não podemos ficar só na orientação”, explica.

No município, as multas de natureza grave e gravíssimas são as mais cometidas pelos araponguenses. No ano passado, foram registradas 1.617 infrações graves, seguida de 952 gravíssimas, 655 média e 15 leves.

Já o índice de acidentes, segundo o Diretor de Segurança, manteve a média de anos anteriores. Ele afirma que o resultado é positivo já que houve redução no número de multas.  “Se compararmos a queda de notificações vemos que o condutor araponguense teve uma postura melhor no trânsito”, destaca.

Segundo o Diretor a mudança de comportamento dos motoristas no trânsito se deve as campanhas de conscientização. Em 2017 foram 52 ações realizadas nas ruas da cidade e 89 palestras nas empresas. “Não queremos multar os condutores, queremos mudar a visão deles sobre o trânsito e conscientizar sobre a importância da vida e das leis”, finaliza Argatti.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *