Contrato entre cooperativas e poder público visa tirar catadores de aterro sanitário
No final da tarde da ontem(14), foi assinado um contrato entre membros das cooperativas de recicláveis “ Zona Sul” e “Cidade dos Pássaros”e o poder público. A reunião contou com a presença do prefeito, Sergio Onofre e do Secretário do Meio Ambiente, Luiz Gonzaga. A medida visa retirar os catadores de materiais recicláveis que estão atuando irregularmente dentro do aterro sanitário municipal.
“Os serviços antes realizados no aterro eram irregulares. A partir da próxima semana, as duas cooperativas vão revezar os dias de trabalho, em dois barracões localizados na zona sul. Durante uma semana, uma das cooperativas atuará três vezes na semana, enquanto a outra duas vezes e vice-versa.”, explicou o prefeito.
Diante do novo contrato, com validade de 12 meses, as cooperativas receberão materiais de segurança, uniformes e permanecerão a utilizar todo os equipamentos necessários pertencentes à prefeitura. Com isso, ambas as cooperativas vão atuar credenciadas pela prefeitura, além de exercerem suas funções em dois barracões, e não mais no aterro sanitário municipal.
“Essa era uma necessidade do ponto de vista social, oferecer condições dignas de trabalho aos 65 catadores. Além do material reciclável, eles poderão atuar com outros materiais, como tecidos e alumínios, a fim de gerar mais renda para essas famílias.”, disse o secretário de meio ambiente, Luiz Gonzaga.