Padre Francisco Proske morre aos 93 anos em Arapongas

Faleceu na madrugada desta terça-feira (12), prestes a completar 94 anos de idade, o Pe. Francisco Proske, Sac., da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arapongas. O religioso que serviu a cidade por décadas já estava bem debilitado. Padre Francisco José Proske atuou durante 58 anos no Brasil.

Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Casa de Arapongas desde o dia 2 de fevereiro, ele faleceu nesta madrugada por volta das 01h20.


O velório acontece na Igreja Matriz onde serão realizadas três missas exéquias, às 10h, 12h, e 15h. O sepultamento será às 16h no Cemitério Municipal de Arapongas.

Em nota a diocese de Apucarana manifestou com tristeza o ocorrido. “A Diocese de Apucarana, recebeu entristecida, a notícia do falecimento do Pe. Francisco Proske, Sac que foi chamada para a casa do Pai onde contemplará, eternamente, a face de Deus a quem amou e serviu ao longo de sua vida”.

História

Franz Josef Proske (Francisco José Proske) nasceu no dia 16 de março de 1925, em Breslau, atualmente Wrocław, na Polônia. Filho dos católicos fervorosos José Proske e de Ida Konig Proske, sempre frequentou a igreja e desde pequeno tinha o desejo de ser padre.

Mãe

“Minha vocação surgiu, há 10 anos antes de eu nascer. Meus pais sempre foram católicos fervorosos e quando eles ainda nem se conheciam, tanto um como o outro prometeram a Deus que se encontrassem alguém que fosse bom e de Igreja para o matrimônio, um dos seus filhos seria um sacerdote. A minha irmã mais velha é religiosa e eu, padre”, Francisco em entrevista ao jornal pulsando edição agosto de 2010.

Na adolescência trabalhou no comércio local, mas aos 18 anos foi convocado pelo exército alemão para combater na Segunda Guerra Mundial. Como Soldado atuou como telegrafista no front e esteve entre os milhares prisioneiros no Campo de Concentração na Rússia. Ao final, ingressou na vida religiosa.

No ano de 1950, ingressou no Seminário Palotino de vocações adultas. Foi ordenado sacerdote no dia 04 de agosto de 1960, no Congresso Mundial Eucarístico, em Munique, com o lema “Eu vos amo a todos vós em Cristo Jesus” (1Coríntios 16, 24).

Chegou ao Brasil em maio de 1961, no ano de 1967 assumiu a nacionalidade brasileira. Foi mestre de noviços, no seminário em Curitiba. Exerceu o seu ministério em São Paulo, Curitiba, Mandaguari e Arapongas onde viveu até os dias de hoje.

Padre Carlos e Francisco

(Fotos: Diácono Durvalino e Jornal pulsando edição agosto de 2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *