PARCELO OU PAGO À VISTA?

Janeiro para quem possui um carro é o mês em que chega a famigerada cobrança do IPVA – o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. E com ela vem uma dúvida inerente às formas de pagamento disponibilizadas para este Imposto: é melhor aproveitar o desconto oferecido no pagamento à vista ou aproveitar o parcelamento que pode ser realizado sem qualquer acréscimo ao valor original? No estado do Paraná, o desconto para pagamento em parcela única é de 3%. Caso a opção seja pelo parcelamento, este pode ser realizado em até três vezes.

As respostas dadas a esta dúvida dizem muito sobre as crenças que as pessoas têm com relação às finanças. Muitos resolvem pagar à vista porque acreditam que esta sempre é a melhor alternativa, em qualquer situação, ou seja, têm um verdadeiro horror a parcelamentos. Outros acham que o desconto é muito pequeno e por isto acreditam que compensa parcelar o pagamento em três vezes. Mas afinal, qual é a melhor alternativa?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que este desconto de 3% nada mais é do que o valor dos juros cobrados pelo parcelamento. Dito isto, a melhor alternativa é: se você tiver dinheiro suficiente, pague o IPVA à vista. Apesar de o desconto ser pequeno, a poupança e os investimentos de renda fixa não rendem o suficiente para cobrir estes 3%. Agora, se a sua situação financeira não estiver tão confortável ou se para fazer este pagamento em parcela única você tiver que entrar no cheque especial, o melhor é parcelar. Não compensa, por exemplo, pegar um empréstimo para pagar o IPVA à vista: muito dificilmente alguém conseguirá um crédito a juros menores do que este desconto.

Tal lógica serve não só para o IPVA, mas para qualquer situação onde é necessário escolher entre parcelar ou pagar à vista, desde que este parcelamento seja oferecido pelo preço original, sem acréscimo de juros. É uma modalidade muito oferecida para pagamentos via cartão de crédito, onde muitas vezes é possível parcelar em até doze vezes sem juros. Nestes casos, o pagamento à vista só vale a pena se você tiver dinheiro suficiente disponível e ele efetivamente não irá te fazer falta naquele momento. Jamais passe um aperto financeiro, faça um empréstimo ou fique com saldo negativo no banco pela crença de que pagar à vista é sempre melhor, mesmo que o desconto oferecido no pagamento à vista pareça incrível (o que nem é o caso do IPVA).  Este é um dos maiores mitos disseminados com relação à vida financeira das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *