A Copel divulgou recentemente os investimentos em ampliação e automação na rede elétrica em Arapongas. Os dados foram divulgados em um encontro com profissionais de comunicação da cidade. Os gerentes regionais de Serviços, Manutenção e Obras apresentaram ainda estatísticas sobre a qualidade do fornecimento de energia, informações sobre canais de atendimento e cadastro nas tarifas sociais.
Arapongas recebeu recentemente investimentos de R$3,5 milhões na ampliação das duas subestações de energia instaladas no município, além da construção de novas redes e a substituição de fiação convencional pela tecnologia compacta, que evita os desligamentos por contato com objetos e árvores, por exemplo. A maior parte destas obras já foi concluída, incluindo a recente troca de fiação na região das ruas Falcão, João de Barro, Garças, Mandarim e Ibis. Outros R$23 milhões foram investidos em ampliações no sistema de transmissão, que beneficia não só Arapongas, mas também toda a região.
Segundo o gerente de Manutenção, Rodrigo Zempulski Fanucchi, estes investimentos têm resultado em melhorias significativas nos indicadores que monitoram a qualidade da energia distribuída no município: “Em 2017 tivemos uma redução de 16% na frequência média dos desligamentos, e de 34% na duração destas ocorrências, na comparação com o ano anterior”, exemplificou.
A Copel atende 50 mil ligações de energia no município de Arapongas, sendo que a metade da energia elétrica consumida na cidade vai para as indústrias em atividade. Em segundo lugar no consumo vêm as cerca de 40 mil residências atendidas, das quais 1.640 são cadastradas na tarifa social.