Arapongas formaliza iniciativa para a compra de vacinas contra a Covid-19
A Prefeitura Municipal de Arapongas formalizou nesta quarta-feira, 17, a Carta de Intenções para a aquisição de 100 mil doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19 – produzida pelo Instituto Russo The Gamaleya Center e Russia Direct Investment Fund (RDIF).
A Carta de Intenção será apostilada em cartório, e em seguida encaminhada aos representantes da empresa distribuidora internacional de medicamentos TMT Globalpharm Ltd. O custo da dose é de U$ 8,75, aproximadamente R$ 50,00.
De acordo com o prefeito, Sérgio Onofre, o munícipio busca agilidade na compra dessas doses. “Considerando a enorme urgência pela qual estamos atravessando, com o avanço da pandemia, solicitamos máxima brevidade no encaminhamento da proposta para a aquisição das doses da vacina contra a Covid-19, e assim, avançarmos com a compra. É importante que Arapongas tenha doses disponíveis para vacinar o maior número de pessoas. Acreditamos que a vacinação tende a diminuir a circulação do vírus. Estamos nessa luta”, disse.
De acordo com recente divulgação do Instituto Russo The Gamaleya, a vacina Sputnik V tem 91,6% de eficácia contra os casos sintomáticos de Covid-19. Aplicada em duas doses num período de 21 dias, ela já foi aplicada na Rússia, e em diversos outros países.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem reunião agendada nesta quarta-feira (17) com representantes do laboratório União Química, que pretende produzir a vacina russa Sputnik V em território brasileiro. O pedido de autorização de uso emergencial do imunizante estava paralisado havia dois meses.