Arapongas: Gaeco cumpre mandado contra fraude em licitação
A equipe do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumpre operação na manhã desta quinta-feira (03) contra fraude em licitação em Arapongas, mais 15 municípios do Paraná e em São Paulo.
A operação batizada de Pasteiros cumpre 62 mandados de busca e apreensão em empresas e residências localizadas nas cidades de Arapongas, Andirá, Assaí, Astorga, Cambé, Cornélio Procópio, Curiúva, Ibiporã, Jacarezinho, Jandaia do Sul, Londrina, Mandaguari, Maringá, Santo Antônio da Platina, São João do Ivaí, São Sebastião da Amoreira, e em São Paulo.
As investigações que duraram cerca de um ano apontaram um esquema de desvio de aproximadamente R$ 10 milhões de reais dos cofres públicos, segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
As investigações que tiveram início na operação Déjà-Vu, que apura crime contra a administração pública, identificou empresários que teriam teriam se unido para fraudar as licitações realizadas nos municípios na modalidade pregão presencial.
Ainda segundo o Gaeco o grupo de empresários se reuniam antes das licitações e decidiam quais seriam as empresas vencedoras do processo licitatório promovida pelos municípios. Logos após os empresários dividiam os produtos licitados ou ainda pagavam para que o concorrente desistisse da disputa.
Com isso os responsáveis do esquemas venceriam as licitações sem qualquer concorrência, causando assim prejuízo aos cofres públicos.
O Gaeco informou que pelo menos 293 pessoas teriam participado das fraudes. Entre eles estão empresários, representantes e funcionários das empresas envolvidas.