Arapongas terá lockdown no final de semana para conter o coronavírus
Para impedir o avanço da proliferação do novo vírus Covid-19 em Arapongas o prefeito Sérgio Onofre decidiu que haverá lockdown (o fechamento total ) no município. A decisão foi tomada em uma reunião junto com os representantes da Secretaria de Saúde e Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (ACIA).
O decreto será publicado na quinta-feira, 30. O toque de recolher começa na sexta-feira, 31 de julho, a partir das 22h, e visa gerar maior conscientização, além de um meio para desacelerar a propagação do coronavírus (Covid-19). A Feira Livre também está suspensa.
Só irá ter autorização para funcionamento farmácias, postos de combustiveis, estabelecimento de saúde, estabelecimentos que forneçam exclusivamente serviços de delivery – entrega domiciliar e supermercados
Hoje Arapongas contabiliza 1.165 casos de coronavírus e 28 óbitos e está com 100% de ocupação nos leitos de UTI destinados aos pacientes positivados.
Para o Secretário de Saúde Moacir Paludetto Júnior, a medida é uma forma mais rígida de frear a proliferação do vírus no municípios. Ele explica que com menos circulação de pessoas menos chance do vírus se proliferar. “Quanto menos pessoas estiverem em circulação menos o coronavírus se prolifera em nossa cidade”, explicou o secretário.
Já o prefeito Sérgio Onofre destacou que poderá haver novos fechamentos em Arapongas.
“Se não abaixarmos a curva, vamos ter outras situações de fechamento geral. Inicialmente será neste final de semana. Não haverá feiras livres e todas as atividades comerciais e templos religiosos estarão suspensos. Haverá fiscalização rigorosa. Temos notado que as recomendações de isolamento e distanciamento social, ou até mesmo o simples uso de máscaras, não têm sido acatadas o suficiente, por isso tomamos essa decisão”, afirma. Ele reforça ainda que, havendo descumprimento, os estabelecimentos estarão sujeitos a penalidades.