Crea-PR investiga desabamento que matou trabalhador em Arapongas
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) deve concluir dentro de 15 dias o relatório sobre o desabamento parcial de um barracão em construção na área rural de Arapongas, registrado na manhã de domingo (12).
Uma equipe de fiscalização do Crea-PR foi até o local e fez um levantamento das características e condições do local, bem como a identificação dos profissionais envolvidos na obra que encontrava-se na fase de cobertura.
Com o relatório dos profissionais envolvidos, a equipe irá juntar outros laudos emitidos pela polícia científica e Corpo de Bombeiros para encaminhar à Câmara Especializada de Engenharia Civil, instância deliberativa do Conselho.
Se a Câmara entender que houve imperícia ou imprudência por parte de algum profissional e que isso pode ter levado ao sinistro, o responsável poderá ser enquadrado no código de ética. Entre as penas previstas estão a advertência reservada, a censura pública e, em última instância, a cassação de registro.
O desabamento parcial do barracão pré-moldado foi registrado no fim da manhã do dia 12 de julho, na Colônia Esperança. Quando os trabalhadores estavam finalizando a cobertura, parte da edificação, que seria utilizada para depósito de materiais de uso agrícola, desabou sobre a equipe. Um funcionário da empresa foi a óbito. Mais dois ficaram feridos e encontram-se hospitalizados. Os motivos que levaram ao desabamento estão sendo investigados pela Polícia Civil.