Aglomerações e festas em residências preocupam autoridades de Sabáudia
Fiscalização em Sabáudia tem recebido denúncias de aglomerações de reuniões em residências e pede a conscientização da população para evitar a contaminação do coronavírus
A equipe responsável pelo trabalho de prevenção e fiscalização de combate à disseminação do coronavírus em Sabáudia, tem se deparado, principalmente nos finais de semana, com muitas reuniões com aglomerações em residências de vários familiares, num momento em que é preciso manter o distanciamento social entre as pessoas.
A fiscalização alertou ainda para festas que vem sendo realizadas em chácaras particulares ou alugadas, sendo que estes locais estão sendo monitorados e notificados pela equipe com o apoio da Polícia Militar, fazendo com que os decretos de proibição de aglomerações sejam cumpridos.
O alerta da comissão que fiscaliza as medidas em Sabáudia pede para todos os estabelecimentos e residências muita cautela e colaboração, já que basta um descuido para que algum integrante da família seja infectado e transmita o vírus para os demais familiares.
O prefeito Edson Hugo Manueira lembrou que apesar de Sabáudia ainda não ter confirmado nenhum caso do novo coronavírus na cidade, vários municípios próximos já registram casos da doença. “A pandemia ainda não acabou, infelizmente, em todo o Paraná o que se tem visto é o aumento dos casos, que se espalham com muita rapidez não só nas grandes cidades, mas também nos pequenos municípios. Por isso, a atenção e os cuidados devem ser constantes”, alertou.
Levantamento feito pela no último final de semana mostra que Arapongas já possui 129 casos, Apucarana 103 e Astorga 2 casos confirmados de Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde divulgou no último sábado (20) 880 novas confirmações e nove óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. O acumulado de casos é de 13.662 e 428 mortos em decorrência da doença.
CALAMIDADE PÚBLICA
Com os avanços da pandemia do COVID-19 e os recentes protocolos emitidos pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde, através do Decreto nº 131/2020, publicado no dia 04 de Junho, Sabáudia declarou estado de calamidade pública, em virtude dos problemas de saúde pública e econômicos gerados pelo enfrentamento da pandemia, decorrente do coronavírus.