Paraná oferece leitos em todas as mocrorregiões do Estado
O Governo do Paraná mantém 1.781 leitos hospitalares em funcionamento, entre UTIs e enfermarias, para o atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19. São 574 leitos de UTI adulto, 37 UTIs pediátricas e 1.100 de enfermaria, dos quais 70 pediátricos.
A estrutura atende todas as macrorregiões do Estado e foi implantada ou aprimorada na rede hospitalar estadual já existente, além de contar com leitos contratados em hospitais particulares e filantrópicos.
De acordo com o boletim epidemiológico da Saúde divulgado na segunda-feira (01), a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto por coronavírus é de 48% no Estado, com 273 pacientes internados. Na enfermaria, o índice é de 29%, com 319 pessoas internadas.
POR REGIÃO – São ao todo 946 leitos na macrorregião Leste para pessoas com o novo coronavírus, sendo 339 UTIs e 607 enfermarias. Isso inclui 36 hospitais de Curitiba, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, São José dos Pinhais, União da Vitória, Paranaguá, Ponta Grossa, Castro, Irati, Telêmaco Borba, Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Lapa.
Na macrorregião Oeste, 19 hospitais de Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Toledo, Assis Chateaubriand, Matelândia, Chopinzinho, Mangueirinha, Coronel Vivida, Palmas, Palotina, Santa Isabel do Oeste, Dois Vizinhos e Pranchita somam 210 leitos para pacientes com o novo coronavírus, 73 de UTI e 137 enfermarias.
A população da macrorregião Noroeste conta com 352 leitos, 113 de UTI e 239 de enfermaria. A estrutura está dividida entre 17 hospitais Maringá, Umuarama, Paranavaí, Sarandi, Colorado, Mandaguari, Campo Mourão, Goioerê, Cianorte e Loanda.
As unidades disponibilizadas para a macrorregião Norte somam 273 leitos, 86 UTIs e 187 enfermarias. Eles estão distribuídos em 15 hospitais de Londrina, Arapongas, Apucarana, Ivaiporã, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Bandeirantes e Santo Antônio da Platina.