DENGUE: Arapongas tem 129 casos positivos
A Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na manhã desta quarta-feira (01) o boletim atualizado da Dengue em Arapongas. Segundo o relatório que abrange os dias 22 a 28 de março 129 casos foram registrados no município, sendo 81 adquiridos na cidade e outros 48 importados.
Ainda segundo o relatório houve um aumento de 11 casos a mais que a semana anterior. O total de notificação registrada é de 639, deste 237 estão em investigação e 273 tiveram resultado negativo para a doença.
Com o município em estado de alerta, o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini reitera os cuidados indispensáveis para o combate ao Aedes Aegypti.
“ Não nos cansamos de enfatizar que essa luta é de todos nós. Além dos trabalhos dos agentes de combate a endemias, é fundamental que cada morador execute as limpezas diariamente, através de inspeções em seus quintais”, destaca Pardini que ainda acrescenta a importância de utilização de repelente e instalação de proteção nas janelas como forma de evitar a dengue.
Ações – Nesta quarta-feira (01), equipes do Controle de Endemias iniciaram atividades de bloqueio em parte das regiões do Conjunto Flamingos; Conjunto San Raphael e Nossa Senhora das Graças – nos pontos que registram crescente registro de notificações. O bloqueio consiste na aplicação do inseticida (UVS Costal), que contribui para a eliminação dos criadouros, somados às práticas essenciais de limpeza da comunidade. “ Essa foi uma ação emergencial, nesses locais com maior número de notificações. Estamos realizando um levantamento mais técnico, analisando região por região e, caso necessário a aplicação do inseticida poderá acontecer em outros bairros”, explica Pardini.
No Cj. Flamingos, San Raphael e Nossa Senhora das Graças, os serviços prosseguem até a sexta-feira (03). As ações de combate à dengue também têm sido desenvolvidas nos pontos estratégicos, como cemitério; borracharias; ferros velhos; entre outros.
Paraná – O boletim da dengue divulgado ontem (31), pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 69 óbitos confirmados por dengue no Estado; são 12 mortes a mais que o informe anterior. Os óbitos confirmados nesta semana são de moradores de : Foz do Iguaçu, 88 anos, feminino, com quadro associado de hipertensão arterial; Cascavel, 81 anos, masculino, sem fator de risco associado; Florestópolis, 79 anos, feminino, sem outra comorbidade associada; Barbosa Ferraz , 76 anos, feminino, com doença cardíaca, pulmonar e hipertensão arterial; Atalaia, 65 anos, feminino, com hipertensão arterial, insuficiência renal e cirrose; Centenário do Sul, 63 anos, masculino, com doença crônica no fígado; Juranda, 61 anos, masculino, com hipertensão e doença renal crônica; Itaúna do Sul, 60 anos, masculino, com doença renal crônica; Medianeira, 45 anos, feminino, sem comorbidade associada; Primeiro de Maio, 43 anos, feminino, com hipertensão arterial, Rolândia, 16 anos, masculino, sem comorbidade, e Sarandi , 8 anos, masculino, também sem quadro de outras doença associada.
O boletim de hoje mostra 87.900 casos confirmados de dengue, com um acréscimo de 14,67% em relação à semana anterior, são 11.245 mil novos casos confirmados. O Estado soma 204.807 notificações para dengue e 364 municípios atingidos. Na situação de epidemia de dengue estão 177 cidades e em situação de alerta, estão 32.