Poder da mente e gestação
Kate Middleton, mãe de três herdeiros do trono britânico, revelou recentemente que recorreu ao “HypnoBirthing” enquanto se preparava para os três nascimentos. Lutando contra a hiperêmese gravídica – uma forma grave de enjôo matinal que sofreu durante as gestações – a duquesa de Cambridge procurou aprender sobre o método do parto. “Fiquei muito enjoada pela manhã, por isso não sou a mais feliz das grávidas”, diz Kate em entrevista no podcast britânico Happy Mum, Happy Baby. Kate sentiu-se muito mal durante boa parte da gestação e não conseguiu comer os alimentos que deveria. Segundo ela, a hiperêmese a levou a descobrir o poder da mente sobre o corpo, pois precisou tentar de tudo para melhorar seu estado geral.
Como funciona o HypnoBirthing
Kate Middleton procurou então o HypnoBirthing, conjunto de técnicas que envolvem respiração e auto-hipnose para ajudar a relaxar o corpo antes e durante o trabalho de parto. As aulas geralmente ensinam as participantes a praticar e usam uma combinação de música, visualização, pensamento e palavras positivas. O princípio básico do programa diz que o nascimento é uma função normal, natural e saudável para mulheres. Sendo assim, o parto pode ser realizado suavemente e calmamente por um número muito grande de mulheres que não estejam em situação de alto-risco. No Brasil já existem alguns profissionais habilitados no HypnoBirthing.
Saúde emocional da mãe
A mamãe da realeza conta ainda que experimentou o poder da meditação e da respiração profunda ensinada no método. Explica que o relaxamento foi “extremamente poderoso e, como havia sido tão ruim durante a gravidez, eu realmente gostei muito do trabalho de parto! Porque na verdade era um evento que eu sabia que teria um final!”. Inspirada por suas próprias experiências como mãe, Kate Middleton vem realizando um trabalho em prol da primeira infância, em parceria com várias instituições de caridade e organizações. Ela termina a entrevista dizendo que percebeu que podia ter feito as coisas de maneira diferente durante a gravidez. Tão importante quanto se exercitar e se alimentar de forma correta, é cuidar da saúde emocional da mãe.