Arapongas inicia atividades das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul
No último sábado (28), a Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria de Saúde iniciou as atividades voltadas à Campanha Outubro Rosa – movimento de conscientização e prevenção do câncer de mama, e também do Novembro Azul, com ações voltadas ao combate e prevenção do câncer de próstata. Através de uma “Comissão da Saúde”, as ações iniciais do “ Pit Stop da Saúde” ocorrem na Avenida Arapongas – Centro, com a distribuição de panfletos que destacam informações sobre prevenção, sintomas e passos a serem tomados em casos de confirmações de ambas as doenças. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo – depois do câncer de pele não melanoma. Contudo, se diagnosticado precocemente há cura em 95% dos casos. O câncer de próstata – segundo mais comum entre homens – também pode ser curado em 90%, também com diagnostico precoce.
“A intenção é trazer as duas campanhas para fortalecimento da conscientização ao longo desses dois meses, o que prioriza também o diagnostico precoce, tanto do câncer de mama, quanto o de próstata. Realizamos a panfletagem com diversas informações e orientações fundamentais dentro dessas questões. Queremos mobilizar toda a sociedade civil, por isso, nossas ações contaram não apenas com os profissionais da área, mas também a população em geral. Já contamos com o apoio de vários órgãos, entidades, empresas e demais parceiros para atingirmos o maior número de pessoas em ambas as campanhas”, explico o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior.
Ainda de acordo com ele, no decorrer das Campanhas, todos os sábados serão realizadas ações de conscientização, em pontos estratégicos do município. Neste sábado (05), as atividades serão realizadas na Avenida Gaturamo e Zona Sul da cidade, das 9h às 12h. Os atos de ambas as campanhas devem ser encerrados com grande carreata/passeata com data a ser definida.
Para o prefeito Sérgio Onofre, o envolvimento de toda a sociedade é de extrema importância e em seu inicio já teve boa adesão da comunidade. “ Logo de começo, mais de 90 pessoas foram mobilizadas para a entrega de panfletos, informações, colagem de adesivos e solidariedade. Ao longo das atividades queremos alcançar pelo menos 10 mil pessoas, que já serão multiplicadoras das informações de prevenção e combate ao câncer de mama e próstata. Juntos somos mais fortes, e podemos fazer mais pela saúde”, enfatizou.