Importância e dicas para alcançar a fluência da Língua Inglesa
Quanto a habilidade em ser fluente na língua inglesa, faz-se desnecessário discorrermos quanto sua importância em basicamente tudo na nossa vida globalizada. Seja em meio acadêmico, business, viagens, entretenimento diversos e até mesmo para entendermos manuais e palavras que vêm sendo inseridas em nosso cotidiano, sem mencionar a variedade de conteúdos na Internet que em sua grande maioria são em inglês. Quanto melhor preparada a pessoa estiver na compreensão, fala e escrita, mais se despontará e conquistará seus objetivos. A pessoa que fala inglês pode se comunicar com o mundo todo, porém atenção! Não é qualquer ´inglês´ que a levará ao seu foco, quanto melhor seu nível de vocabulário e uso correto de estruturas melhor será recebida e respeitada e as portas corretas se abrirão para ela. São mais de 400 milhões de falantes nativos da língua inglesa e em mais de 50 países ela é tida como idioma oficial.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as escolas de idiomas representam 6% do faturamento total do setor de educação, que em 2018 movimentou R$ 11,4 bilhões. Isso comprova o crescimento do mercado do aprendizado de língua inglesa, mas como em vários outros mercados existe a necessidade de prestar atenção na qualidade do que está sendo oferecido. É impressionante sabermos que menos de 1% da população brasileira seja fluente em inglês mesmo com tantas opções no mercado. Isso se dá ao fato de existirem diferentes metodologias e materiais, o que é de crucial importância na escolha de uma escola de idiomas.
Um exemplo de uma escola de idiomas com seriedade em seu propósito e que tem excelentes resultados é a Academia de Inglês Washington, que desde seu início, há 55 anos, sempre prezou pela qualidade de seu ensino, focando sempre ao longo de todos esses anos em fazer o aluno se comunicar de forma rápida e em alto nível. E este propósito vem sendo alcançado, como demonstram pesquisas de satisfação com resultados entre 98% e 100%. Qualidade está que engloba professores, equipe administrativa, ambiente, material e metodologia. O aluno Washington aprende de forma natural e dinâmica, como se estivesse aprendendo a língua nativa. Desde os primórdios da Washington, sua metodologia faz o aluno pensar em inglês ao usar o idioma desde sua primeira aula, através do vocabulário de alta frequência (palavras que são usadas frequentemente por nativos). A metodologia idealizada pelo Prof. Luis Octavio da Costa, fundador da Academia de Inglês Washington, sempre manteve a mesma filosofia. Enquanto se falava em aprender somente gramática ele já sabia, sendo o visionário que é, que a necessidade maior era a comunicação. Os cursos Washington são voltados para a real conversação, o real ´bate-papo´. Outro diferencial é que os materiais foram desenvolvidos especificamente para brasileiros. Todos estes são os ingredientes da fórmula de sucesso da Academia de Inglês Washington e que está sempre acompanhando as tendências de mercado. Além dos cursos regulares, a Washington oferece o curso Fluent, para adultos, onde em apenas 12 meses o aluno estará preparado e fluent, recebendo o ensino com a mesma qualidade de sempre e podendo iniciar a qualquer momento em formato grupo ou VIP (particular).
Além da importância ficam aqui as dicas para aprender mais e melhor, lembrando que o inglês é uma língua muito fácil para falantes da língua portuguesa, em comparação a vários outros idiomas:
- Fazer um excelente curso que priorize a real conversação e não repetição robotizada;
- Assistir filmes com legendas em inglês ou sem, ouvir músicas no idioma inglês e fazer viagens internacionais para usar a língua in loco;
- Usar o que aprendeu em situações do dia-a-dia para memorizar vocabulário (mesmo que mentalmente);
- Praticar sempre que tiver a chance com nativos da língua inglesa ou a usar como meio de comunicação com estrangeiros online ou pessoalmente;
- Despertar o interesse por leituras em inglês sobre assuntos diversos, o que ampliará o vocabulário e fixará o uso de estruturas intensificando assim o aprendizado;
A Língua Inglesa nos dias de hoje é fundamental e não mais um diferencial, é uma necessidade e assim continuará a ser no futuro, não tenha dúvidas quanto a isso.