Izaura Demari. A celebridade 60+ que celebra a vida de verdade
Sabe aquelas celebridades 60+ que tem aparecido na internet, principalmente na Europa e nos Estados Unidos? Aquelas milionárias ou divas superproduzidas, tão diferentes das mulheres maduras aqui do Brasil? Na minha opinião, é por não ter nada a ver com elas que Izaura Demari está fazendo tanto sucesso nas redes sociais por aqui.
Vó Izaura é simplesmente uma pessoa de bem com a vida e consigo mesma.
Alguém que chegou aos 78 anos gostando de viver, momento a momento. Alguém que prefere sair para a rua do que limitar-se ao conforto de ficar em casa vendo TV. Não que ela não goste. Tem sempre a novelinha da vez, ou um documentário interessante no Animal Planet, que ela ama de paixão. Mas é fora de casa que o milagre da conexão acontece.
Conexão, porque basta vovó Izaura colocar o pé fora da porta que logo vem alguém elogiando seu look, puxando conversa amigável ou querendo saber algo sobre ela. E invariavelmente pedindo para tirar uma selfie.
Milagre, porque nada disso foi construído ou planejado. Aconteceu ao natural, quase sem que ela percebesse. E justamente por isso é tão genuíno e verdadeiro.
Vó Izaura sempre gostou de se arrumar bem, desde muito jovem. De ficar elegante e bonita para sair à rua e encontrar as pessoas. Isso por vezes trouxe até dificuldades. Nascida em uma família conservadora e rígida, foi ensinada que vestir-se de modo a atrair a atenção ou admiração dos outros era um pecado imperdoável. Decote então, cruz credo, melhor nem pensar.
Mas o tempo foi passando. Ela casou, teve três filhos, ganhou cinco netos e enviuvou. Nesse tempo todo, duas coisas mantiveram-se intactas. Seu prazer em vestir-se bem e seu jeito “desencanado” de levar a vida.
Izaura Demari acha que a vida é algo muito excepcional para uma pessoa ficar se lamentando. Ela acredita em viver o agora, em não estragar o momento presente com preocupações com o dia de amanhã ou lamentações sobre o dia de ontem. Faz todo o sentido, não?
Seu conselho: “Faça amizades, adote um animal, doe bondade, sorria mais, faça mais viagens, mais caminhadas, vá às compras. O importante é dizer sim à vida”.
Quanto mais ela espalha suas convicções e frases preferidas em posts no Instagram e no Facebook, mais ouve de volta o sonoro “sim” de uma comunidade cada vez maior de fãs. Sempre ao seu lado, o filho caçula Marcio ajuda não só a escolher os looks, como na hora de postar as mensagens.
Todas nós, mulheres brasileiras de hoje, que temos grandes chances de viver bem mais do que nossas avós e mães, sabemos que precisamos de bons exemplos de envelhecimento ativo, com saúde e alegria de viver.
Assim, ela vai lembrando a gente de dizer sim à vida e de perguntar: “o que vou fazer hoje para tornar minha vida excepcional?”
Curiosidades:
_Vó Izaura adora comprinhas. Mas nada de luxos. Ela se considera a “rainha dos achados” (sabe aquelas peças de baixo preço e alto efeito positivo nos looks?).
_Adora alimentação balanceada, com todos os nutrientes fundamentais, e tomar sol. Essa parte ela explica com uma pergunta: “Já viu pedreiro triste? É o sol!”
_Adora um chapéu para proteger a pele do rosto. Já conta com mais de 400 em sua coleção.
_Adora viajar, adora Gramado, na Serra Gaúcha, e lá capricha nos looks para o frio.
_Adora cuidar bem de si mesma. Além da alimentação equilibrada, toma bastante água e faz caminhadas longas todos os dias. O filho Marcio acompanha e está de prova que energia é o que não falta. Muitas vezes já está devagar, quase parando, e Vó Izaura insiste em andar “só mais um pouquinho”.
Por: Helena Moraes