Qual é a melhor idade para uma criança começar a aprender inglês?
Uma pergunta muito frequente entre pais é: qual a melhor idade para se aprender um idioma? E a resposta padrão é: quanto mais cedo melhor.
Existem, porém, algumas variáveis a serem levadas em consideração para esta resposta. A primeira delas: a criança que se muda para o exterior e é exposta 24 horas por dia ao novo idioma certamente aprenderá como um nativo, com pronúncia e fluência nativa. A segunda variável: a criança frequenta uma escola bilíngue em seu próprio país. Deve-se atentar ao que é uma verdadeira escola bilíngue, a qual tem sua rotina escolar normal (aulas e atividades) em outro idioma, e desta forma a criança fica exposta, por diversas horas, diariamente, ao idioma em questão, quando não em 100% do tempo. E uma terceira variável: a criança frequenta uma escola de idiomas com aulas 2 ou 3 vezes por semana, carga horária semanal de 2 ou 4 horas, por exemplo. Neste caso o conteúdo que uma criança mais nova (antes dos 6 ou 7 anos) aprenderá é mais limitado. Aprenderá rapidamente, como diversas pesquisas mostram, terá uma ótima habilidade para distinguir sons, porém deverá ser relembrada de quando em quando do conteúdo ensinado. O aprendizado será como uma esponja, que captura muita água, mas fica pingando e logo a água vai embora. Após os 6 ou 7 anos de idade a criança já tem uma maturidade linguística para reter o conteúdo aprendido e é possível ter um avanço muito maior no aprendizado.
Como escolher um curso de Inglês?
Quando chegada a hora desta escolha sempre leve em conta, com atenção, no mínimo três diferenciais: metodologia aplicada, material utilizado e profissional/professor. Isso pelo fato de que a metodologia deve ser algo que desperte a potencialidade das crianças em termos de produção, além de deixá-las livres para usarem a criatividade, ao contrário de algo que irá ´robotizar´ a criança com repetições cansativas e memorizações de frases ou perguntas soltas, que a mesma não consegue usá-las em uma conversação. Ela somente repete o que memorizou (as vezes nem sabe o que está falando). O material deve trazer formas de potencializar o aprendizado e não ficar aquém da inteligência das crianças com atividades simplistas. Finalmente, o profissional deve ser altamente treinado e ter uma fluência excelente, isso é, falar o idioma muito bem e certamente ter habilidade para lidar com a criança. É comprovado que se a criança é exposta a uma pronúncia errada, por exemplo, isso ficará marcado como uma cicatriz e para sempre refletirá. Da mesma forma que acontece com as más experiências, traumas podem ser causados e está criança talvez nunca mais aprenderá a língua, criará um bloqueio.
Um exemplo?
Uma excelente junção desses 3 diferenciais é o aprendizado da língua inglesa aplicado na Academia de Inglês Washington com o Curso Washington Kids. Criado e formatado especificamente para crianças brasileiras. Em pouco tempo de curso as crianças alcançam nível praticamente bilíngue. Para crianças a partir do segundo ano fundamental o progresso é constante e visível, além de real. Na Washington a criança adquire a língua inglesa e não somente aprende. Com metodologia dinâmica, focada na verdadeira conversação (bate papo) a criança é levada a vivenciar a língua como um todo e não em pedaços, vive situações reais, aprende músicas tradicionais, as mesmas que as crianças que moram em países onde a língua inglesa é falada cantam. Esta é uma das características do material da Academia de Inglês Washington, material multicultural, formativo e informativo que transmite cultura aos alunos, além do ensino do idioma inglês.
Escola amplamente reconhecida pelos seus 55 anos de mercado aliando tradição e modernidade, os alunos Washington pensam em inglês desde o início. Por isso o aprendizado é tão rápido e, sem perceber, o aluno aprende de forma natural como se estivesse aprendendo sua língua mãe – tudo aliado às tecnologias de ponta como a plataforma de aprendizado digital WWEB (Washington Web) e aplicativo RAV (material com realidade virtual e aumentada). Com um ambiente linguístico apropriado, o aluno coloca em prática tudo que é aprendido imediatamente. Não há perda de tempo, o aluno cresce diária e naturalmente, como se estivesse aprendendo a língua mãe!